Um dia para deixar tudo em ordem

Durante a manhã, todos dedicaram parte de seu tempo para aplicar alguns dos conceitos do 5S: Sein – senso de Utilização, Seiton – senso de Orientação, Seiso – senso de Limpeza, Seiketsu – Senso de Saúde e Shitsuke – senso de Autodisciplina.

A organização é necessária para permitir a cidadania e a colaboração. A definição de como tratar os materiais e manter o local corretamente adequado para o uso é necessário para que todos possam trabalhar o bem comum. Por isso é importante definir, discutir e praticar os combinados.

A FourC está preocupada com a formação de indivíduos que entendem o quanto é importante a organização em todas as áreas da sua vida. E é melhor começar desde cedo.

Em todas as salas

Na sala do infantil, os pequeninos, munidos de “paninhos”, ajudaram a tirar o pó dos móveis, cadeiras e também deixar os brinquedos organizados. No Infantil II, os alunos varreram, se dividiram em grupos para arrumar os centros de estudo. Orientados pelas professoras, os alunos do Primário também se organizaram em grupos para as atividades que incluíam apontar lápis, organizar pastas, colar cartazes, tudo discutido e definido pelos alunos.

Os alunos do Fundamental também se reuniram em grupos e decidiram o que fariam para arrumar as salas e os laboratórios. Os professores do nono ano mostraram uma apresentação sobre como os 5S ajudaram a moldar as principais companhias japonesas, e como isso contribuiu para reerguer o país após o período da II Guerra Mundial.