Troca de cartas entre alunos da FourC e Canadá proporciona aprendizagem interdisciplinar

Em tempos de redes sociais, internet e jovens ultra conectados, propor aos alunos uma atividade de escrita de cartas em sala de aula parece meio ‘antiquado’. Mas a troca de cartas pode ser um ótimo recurso para promover a leitura, escrita, troca de saberes e intercâmbio cultural entre alunos.

Além do aprendizado de língua portuguesa e inglesa, as turmas aprenderam geografia, história e até matemática por meio das correspondências, em uma atividade interdisciplinar proposta pelos professores de língua inglesa do ciclo. A ideia surgiu durante o curso online realizado pelo professor Guilherme Farçoni. Ele contou que a proposta veio de um bate-papo entre ele e uma professora do Canadá. “A troca de cartas possibilita trabalhar diversos assuntos com os estudantes. O ‘pen pal’ (amigo por correspondência) foi um aprendizado muito rico aos alunos envolvendo cultura de forma interdisciplinar”, ressaltou.

No mês de novembro os alunos do Primário II da FourC receberam as cartas dos estudantes do Canadá. Em sala de aula, os professores com o uso da tecnologia, exploraram a geografia, analisando o relevo do país; a história cultural; os costumes; os esportes típicos da região; a fauna e flora e, também, a língua inglesa. “Eles descreveram a escola deles, as características da cidade e país. Perguntaram também aos nossos alunos sobre as expectativas da Copa do Mundo. Nós, aqui, respondemos a eles compartilhando nosso cotidiano e costumes. Os alunos ficaram bem empolgados com o intercâmbio cultural”, explicou Guilherme.

Além disso, o professor destacou também o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais. “As crianças dessa idade vivem em um mundo conectado onde tudo é muito instantâneo. A comunicação por carta exige um tempo e, para eles, essa espera também foi um aprendizado”, contou. As cartas dos alunos da FourC foram encaminhadas ao Correio no dia 30 de novembro.

“O ‘Pen Pal’ está sendo uma experiência muito legal! Pudemos conhecer um pouco da rotina e do ambiente de outros alunos do Canadá e também analisamos as diferenças de relevo, fauna e flora de lá e daqui, da nossa região”.Luisa Davansso, Primário II C

“Achei interessante porque a gente trocou cartas como antigamente e conhecemos um pouco do dia a dia de alunos – igual a gente – lá do Canadá. Na minha carta contei um pouco sobre mim: tenho 10 anos, moro em Bauru e das coisas que eu gosto”. Tomas D. Pedrosa, Primário II B.

“Eu gostei da atividade porque foi um processo bem legal de comunicação que possibilitou que a gente se aproximasse mais de outra cultura (Canadá). A troca de cultura foi o que me chamou mais atenção. Na minha carta, escrevi sobre meus costumes. Escrever uma carta é bem diferente, é algo mais demorado de receber. Mas, mesmo assim, gostei bastante. É uma experiência legal em pegar o papel e ler”. Téo Sampaio, Primário II A