Sustentabilidade em ação: alunos conhecem processos de reaproveitamento da Plasútil

O Brasil está na quarta colocação entre os maiores produtores de lixo plástico do mundo, ficando atrás de Estados Unidos, China e Índia, segundo estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). A necessidade de mudar esse cenário é urgente e passa pelas ações educativas. Com esse propósito, os alunos do 8º e 9º ano fizeram um estudo do meio na empresa Plasútil, a maior empresa da América Latina a fazer esse processo de reaproveitamento.

A visita foi no início do mês de maio. Dentro dos estudos sobre sustentabilidade durante as aulas de Geografia, com o professor Rodrigo Rafacho, os alunos pesquisaram sobre ações de reaproveitamento de materiais e, para enriquecer ainda mais o aprendizado foram conhecer uma empresa que coloca em prática diariamente este tipo de ação. Eles puderam conferir a confecção de lixeiras a partir da reutilização dos resíduos gerados da produção dos produtos de outras linhas da empresa”, contou a coordenadora do Fundamental II, Marina Loureiro Del´Bianco Lima.

Além desse processo de reaproveitamento, a visita proporcionou que os estudantes conhecessem a fábrica e todas as etapas de produção, assim como o funcionamento de cada parte dessa cadeia até chegar ao produto final. Durante a visita os alunos puderam tirar dúvidas e registrar as observações.