Mostra Virtual – Primário II

PROJETOS

Neste trimestre, o tema dos projetos foi a Grécia, uma importante civilização no desenvolvimento e aprimoramento da política, filosofia, sociologia, religião, artes, teatro e tecnologia. Suas invenções e descobertas contribuíram com a evolução humana mundial sendo que, várias delas, são utilizadas até os dias de hoje. Os alunos pesquisaram e apresentaram a justificativa dos projetos. Confira alguns deles:

LINGUAGEM

Texto coletivo

Cada sala do Primário II dedicou-se a escrever sobre um mito que explicasse algum fenômeno natural, utilizando os elementos fantasiosos e não-científicos. Com a atividade, os alunos utilizaram estratégias de pré-escrita, desenvolveram habilidades de compreensão a textos ficcionais e literários, enriqueceram o vocabulário e exploraram a cultura literária. Confira!

ESTUDOS SOCIAIS

Dioramas

Como era a geografia na Grécia antiga? Para responder a essa e outras perguntas sobre relevo, clima, fauna e flora, os alunos pesquisaram, analisaram mapas, reconheceram a importância da cartografia, as atividades econômicas do período, além da compreensão do valor do patrimônio sociocultural, respeitando a socio-diversidade, reconhecendo-a como direito dos povos e indivíduos e um dos elementos de fortalecimento da democracia. Para concluírem os estudos, os alunos criaram incríveis dioramas, ilustrando o conteúdo e compartilhando o conhecimento. Confira alguns dos dioramas!

Diagramas de Venn

Dentro do tema Grécia, um dos assuntos abordados foi Atena e Esparta. Os alunos organizaram os repertórios histórico-culturais e conheceram as manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais do período. Ao final fizeram, como produto, um Diagrama de Venn, mostrando as semelhanças e diferenças entre as cidades da Grécia Antiga. Confira alguns dos diagramas:

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Tecnologia

Como podemos reinventar nosso uso da tecnologia por meio de ferramentas on-line e plataformas digitais? Por meio desta Essential Question, os alunos exploraram nas aulas de Tecnologia a realidade on-line. Os alunos foram encorajados a explorarem a tecnologia dos e-mails, e para tal, utilizaram pela primeira vez seus próprios e-mails institucionais (@escolafourc.com.br). No vídeo, foram apresentados os produtos do processo de aprendizagem dos alunos e seus primeiros e-mails enviados aos professores.

Música

Dentro dos estudos sobre a cultura musical da Grécia Antiga, os estudantes do Primário II C exploraram os costumes musicais, os instrumentos, as divindades e os mitos ligados à música, as invenções musicais, as influências e a usualidade da música para a antiga civilização grega.  Os alunos realizaram um mapa mental (individual, a mão ou digital) com conexões que observaram nas aulas. O áudio do vídeo abaixo é uma música grega antiga, com lira, aulos e cítara.

Teatro

Dentro das aulas de Teatro, os alunos do Primário II A refletiram sobre o tema do trimestre ‘Invenções e Descobertas’ com um desafio: eles tiveram que criar uma dobradura.Depois, os estudantes também conheceram a história dos inventores do teatro: os antigos gregos. Durante as lives os alunos refletiram e fizeram rotinas de pensamento sobre o assunto, compartilhando o conhecimento. Assista ao vídeo que retrata as evidências dos alunos.

Artes Visuais

De onde vêm as boas ideias? Qual o processo de descobrir, inventar e inovar? O que impulsiona as criações? Os alunos do Primário II B exploraram a arte da Grécia antiga abordando os fatores culturais que influenciaram a produção da arte grega e refletiram sobre as evidências da arte grega nos dias atuais.