Mês literário marca a valorização do conhecimento e de compartilhamento da cultura

Durante o mês de abril e de forma mais intensa na última semana do mês, os alunos do Infantil ao Ensino Médio participaram do mês literário. A ação promoveu entre outros a valorização da Cultura, um dos pilares da FourC. As atividades foram variadas e promoveram a interação entre os alunos. Aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a escola realizou atividades de imaginação e descobertas para despertar a paixão pela leitura.

A diretora de Ensino, Juliana Storniolo destacou a iniciativa como uma maneira de reforçar o valor e a importância da leitura para o desenvolvimento do aluno. “Na FourC acreditamos que o livro  é essencial para a vida, em todas as etapas, como mais uma ferramenta de aprendizado. Por isso, realizamos várias atividades reflexivas, levando o aluno a desafiar-se em várias iniciativas que envolveram a leitura, de acordo com sua idade mas, que trouxeram o reforço do incentivo à leitura”.

Para os alunos do Infantil I, o livro “O monstro das cores” serviu como base para estimular as crianças a identificarem, por meio das cores, as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma. A ideia foi estimular o desenvolvimento cognitivo, intelectual e psicomotor dos alunos.

Além disso, as ações também promoveram a interdisciplinaridade. O Infantil II priorizou os livros do autor Eric Carle. Na história “Uma lagarta muito comilona”, os alunos realizaram uma releitura em formato de peça teatral.  Os estudantes foram desafiados a participarem de atividades de exploração e, em Inglês, criaram um teatro em que representaram a lagarta comilona com balões. Nas aulas de Português, dentro dos estudos sobre os meios de comunicação, eles preparam cartas conjuntas como se estivessem convidando o autor a participar da Semana. Também prepararam aquarelas e outras atividades relacionadas.

Outra ação foram as representações de dois livros em Teatro: “The Very Hungry Caterpillar” e a “Joaninha mal humorada”. As crianças fizeram a releitura das capas dos livros que eles mais gostaram e desenharam as partes favoritas da história.

Durante o mês, no Primário I eles fizeram o processo de escrita do gênero textual cartas. Em um primeiro momento eles escreveram uma carta em turma (coletivo), contando sobre como foi o Sleepover (evento realizado na escola em que eles participaram). A carta foi manuscrita por cada turma e entregue à coordenadora do ciclo. Depois, eles foram desafiados a escreverem uma carta em grupo direcionada ao autor e, em seguida, uma individual que foi enviada por Correio às mães.  Além das cartas, em sala de aula eles leram livros do autor Maurício de Sousa, em Português e, em inglês, o livro Dr. Seuss. Cada aluno fez um poster sobre o seu livro preferido que foi exposto no espaço Imagination Place.

Ao final do mês, os alunos escolheram um personagem e vieram um dia na escola fantasiados – Book Character Day.

Já o Primário II desenvolveu atividades imersivas com os livros da Ruth Rocha. Após a leitura e aprendizado sobre os gêneros textuais da autora, os estudantes soltaram a imaginação e criatividade e escreveram um soneto em inglês e um cordel em português.

Os fanzines, revistas não profissionais produzidas por entusiastas (fãs) de um assunto em particular, também fizeram parte do aprendizado dos alunos durante o mês literário. Depois de se aprofundarem sobre este gênero textual, eles arriscaram-se e criaram suas próprias fanzines sobre seus livros favoritos.

E, para finalizar o mês literário, os estudantes participaram de uma leitura ao ar livre do livro “The Cat in the Hat comes back”, analisando mais um gênero textual: a poesia com suas rimas e ritmo.

Os alunos também foram fazer leituras de alguns livros do autor Eric Carle aos alunos do Infantil II.

Enquanto isso, os alunos do 6º ano fizeram mais um Book Club, em Inglês e Português. Em Português este foi um momento de interação e reflexão para partilharem a leitura do livro “As aventuras de Tom Sawyer”, de Mark Twain.

Já em Inglês a atividade foi com o livro “Because of Winn- Dixie” e, com o 7º ano, o “Hana’s Suitcase”.

O Book Club é um momento em que os alunos são os protagonistas da história. Para isso, cada um possui uma função específica. Existem os condutores, os conectores, os questionadores, os esclarecedores, os criadores e os finalizadores. Dessa forma, eles se preparam com antecedência para a atividade, fazem a leitura e também a análise do livro.

Outra atividade que causou bastante entusiasmo foi produção do mural literário (em inglês e português) pelos alunos do Ensino Médio. Em inglês eles trabalharam o Heroe’s Journey (Jornada do Herói) e, em português trouxeram depoimentos sobre os livros que estavam lendo.

Assim, o mês literário foi um momento de reflexão, brincadeiras e uma verdadeira viagem no tempo. Além do enriquecimento cultural, a atividade é uma forma de interação com os amigos, que compartilham as histórias.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro

A escolha dessa data (23 de abril) em homenagem à literatura ocorreu em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral da Unesco. Trata-se do dia do falecimento de William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, três dos maiores escritores da história. A ideia é que a leitura representa uma forma de manter viva as lembranças e o prazer por essa arte.