Confira nossas ações


Desde o início da crise ocasionada pela COVID-19, a FourC realizou uma série de ações visando a continuidade do aprendizado e a proteção da saúde de nossa comunidade. Confira abaixo algumas das medidas em ordem cronológica.

Março

Início das mudanças ocasionadas pela pandemia.

Outras ações:

13 de março

Aviso aos pais FourC sobre a suspensão das aulas presenciais com o período de transição gradual de uma semana, dando tempo hábil para os pais se organizarem. Nossos alunos estavam com 7 semanas de aulas presenciais do ano letivo de 2020 quando o Governador do Estado de São Paulo editou o Decreto n° 64.862/20, adotando medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19, as quais determinaram a suspensão das aulas presenciais em todo o Estado, tanto para escolas públicas como privadas, em todas as modalidades (infantil, fundamental e médio).

20 de março

Envio do comunicado aos pais sobre a suspensão total das aulas presenciais a partir do dia 23 de março e orientações sobre as rotinas de estudos dos alunos e o Atendimento Educacional a distância. A Escola seguiu com aulas online, sem interrupção do processo de aprendizagem.

            23 de março

Suspensão das aulas presenciais, intensificação do uso das plataformas que já eram utilizadas na Escola – FourC Connection – atendendo aos três principais públicos da Escola: 

  • Alunos: FourC Students – passou a ser utilizado da Educação Infantil ao Ensino Médio
  • Pais: Escola para pais 
  • Profissionais: Desenvolvimento Pessoal e Profissional – DPP

Todos os professores e a maioria dos colaboradores passaram a trabalhar em homeoffice.

Abril

Entrega dos escudos faciais pelo Projeto SUS Vivo

FourC investe em desenvolvimento de estagiários durante quarentena. Com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, a Escola optou por manter todo seu grupo de estagiários, intensificando a capacitação. As estagiárias com o apoio do RH, da coordenação pedagógica e de especialistas em educação, estão realizando videoconferências semanais e  acessando trilhas de conteúdo na plataforma (DPP).  A escola realizou também a doação de materiais para a Área de saúde, colaborou com o Projeto SUS Vivo e, por meio da  Associação 4C Comunidade, entregou diversos itens e materiais às entidades assistidas pela Associação. 

Outras ações:

24 de abril

Para apoiar a comunidade de pais e alunos, a Escola disponibilizou durante esse período de isolamento social e aulas online um canal direto com a psicóloga escolar, Luciane Costa, que orienta sobre questões emocionais e comportamentais e a psicopedagoga, Mariana Faustini, que apoia com as rotinas de estudos e estratégias de aprendizagem. O contato com as profissionais é direto, por meio do aplicativo utilizado pela Escola (AGO) ou por e-mail.

27 de abril

Início das apresentações dos projetos. Todo fim de trimestre os alunos do Primário II e Fundamental II realizam os projetos, aprofundando o conhecimento sobre um assunto e compartilhando com os colegas. Este ano, as apresentações foram on-line.

Maio

Nesse mês aconteceu a primeira adaptação de evento para ambiente online. O vídeo de Homenagem às famílias FourC foi enviado aos pais via aplicativo e postado nas redes sociais. Foi elaborado o protocolo de higiene e segurança para os colaboradores que estavam em atividades presenciais na Escola e também houve o primeiro treinamento técnico de segurança para colaboradores presenciais. 

Outras ações:

04 a 18 de maio

Seis semanas após a suspensão das aulas presenciais foi realizada a primeira pausa para descanso e retomada dos alunos.

20 de maio

Início das reuniões individuais de pais. A Escola realiza todo trimestre reuniões entre os professores e os pais dos alunos para o feedback de desenvolvimento. As reuniões foram realizadas on-line pela plataforma zoom. 

22 de maio

Competição internacional F1 in Schools também foi adaptada para o formato online. Das 7 vagas classificatórias para a etapa nacional, cinco delas foi ocupada pelas equipes formadas por alunos da FourC: Pegasus, BEST, Imperium, RISE e Tachyon.

26 de maio

O Dia do Desafio foi adaptado para o ambiente online. O coordenador de esportes, Mr. Arthur e a professora de dança, Ms. Giovana Tobias realizaram as atividades físicas com a comunidade FourC em uma live pelo Instagram da Escola.

Junho

Iniciamos um ciclo de bate-papo online entre os pais do Infantil e a coordenadora do Ciclo, Ms. Carolina Segala. Houve também a participação da psicóloga escolar, Ms. Luciane Costa, em alguns encontros. 

Outras ações:

02 de junho

Início da Assembly Virtual. Um momento de compartilhar com toda a comunidade de pais, alunos e colaboradores as conquistas dos alunos, informações importantes, parabenizar os aniversariantes da semana e entoar o hino nacional, em um momento cívico. Por meio de videoconferência ( zoom), todos se conectam, respeitando o isolamento social.

23 de junho

Formação do Comitê de Crise: estudo e planejamento do plano de retomada das aulas presenciais.

22 a 24 de Junho

Os alunos participaram da Olimpíada Canguru de Matemática, maior competição internacional de matemática do mundo que conta com estudantes de 75 países. Este ano a prova foi aplicada no formato online em virtude das recomendações oficiais dos diversos estados brasileiros afetados pela COVID-19. 

Trinta e oito alunos da FourC conquistaram medalhas: uma medalha de ouro, nove de prata, 12 de bronze e 16 de honra ao mérito. A FourC participa do concurso desde 2014 e apoia a participação dos alunos, pois acredita que a competição amplia o conhecimento matemático de maneira interessante e contextualizada. A entrega das medalhas foi realizada durante a Assembly virtual da FourC. 

 

 

 

Julho

14 de julho

Webinar com a diretora de Ensino, Juliana Storniolo e a diretora Geral e mantenedora, Sara Hughes sobre o Plano de retomada das aulas presenciais.

16 de julho

Primeira reunião de pais inscritos no Comitê de Crise 

17 de julho

Para finalizar um período de aprendizagem foi preparado uma Mostra Virtual com vários trabalhos dos alunos abrangendo todos os ciclos. Os projetos pedagógicos dos estudantes são tradicionalmente apresentados nos pavilhões durante a Festa de Junho, mas isso não será possível neste momento. Por isso foi criado a Mostra Virtual, para que os pais acompanhem. 

Agosto

Iniciamos as gravações dos protocolos de treinamento definidos pelo Comitê de Crise que serão disponibilizados para colaboradores, pais e alunos em uma possível retomada das aulas. Houve também a participação de nossa mantenedora Sara Hughes e da equipe da coordenação da Escola em lives abordando o assunto educação. 

Outras ações:

06 de agosto
No dia 6 de agosto, de maneira remota, a mantenedora da Escola, Sara Hughes, participou do HOT News Debate. O tema abordado foi “A educação em tempos de pandemia”.  Além da Sara, participaram outras autoridades em educação da região de Bauru: Isabel Miziara (secretária de Educação de Bauru), Neusa Carone (professora/diretora aposentada com experiência nas redes Estadual e Municipal, e ex-secretária de Educação de Lençóis Paulista), Meiri Galassi Montanhero (secretária de Educação de Lençóis Paulista). A entrevista está disponível na página do Facebook da Rádio Hot107 FM

10 de agosto

Durante o mês de agosto, as professoras do Ciclo Infantil organizaram drive-thru para a retirada de materiais que servirão de apoio na aprendizagem dos alunos em casa. Na FourC, a experimentação e manuseio de diferentes materiais faz parte do contexto de sala de aula. Com as aulas a distância, a  entrega destes itens foi uma ótima oportunidade também de encontro com os alunos, ainda que com distanciamento e com toda a proteção necessária.

10 de agosto

Desde junho, a FourC já elabora um protocolo de higiene e segurança a ser seguido em uma possível retomada das aulas presenciais. Nesta semana foi dado início às gravações de diversos vídeos de treinamento com alunos e colaboradores, para entender na prática o funcionamento desses protocolos. As gravações seguiram todos os protocolos de segurança.

12 de agosto

A FourC mantém um comitê de crise que está trabalhando desde maio com os protocolos de segurança para que, quando for possível a retomada das aulas, tudo ser realizado com a segurança necessária. Para apoiar também as famílias FourC com assuntos relacionados a prevenção contra o coronavírus, toda semana, o subgrupo de Comunicação do Comitê de Crise, está enviando comunicados abordando um assunto específico pelo aplicativo. 

22 de agosto

Mesmo em meio à pandemia, a FourC realizou a tradicional Festa da Família com o objetivo de promover um tempo exclusivo, divertido e prazeroso para toda a família. Para isso, foram fornecidos kits com materiais para oficinas/brincadeiras para que pais e filhos se divertissem em casa. Também foi realizado o Drive Thru Solidário, com a venda de kits alimentação, em que todo o recurso arrecadado foi revertido às instituições assistidas pela Associação 4C Comunidade. Desta forma, a Festa foi um momento para celebrar a união de todos os integrantes da família e, além disso, alunos e professores puderam se ver, com toda a segurança necessária.

Quer relembrar a tradicional Festa da Família? Acesse nosso vídeo postado nas redes sociais com a retrospectiva da Festa da Família.

 

Setembro

Retornamos com atividades presenciais de acolhimento e reforço com alunos seguindo o Decreto Municipal. Toda a Escola foi sinalizada e o protocolo estabelecido pelo Comitê de Crise foi colocado em prática com normas de higienização e distanciamento, para segurança de todos. As aulas online permaneceram. Iniciamos também nesse mês as doações para o Bazar da Criança Virtual. Também foi abordado com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio o tema ‘Setembro Amarelo’. 

Outras ações:

1º de setembro
Retornamos com atividades presenciais de acolhimento e reforço com alunos seguindo o Decreto Municipal. As aulas do 2º semestre do Horário Estendido também voltaram com algumas novas possibilidades que o formato online permitiu. Dessa forma mantemos o aprendizado, diversão e momentos diferentes aos alunos. 
02 de setembro

A psicóloga educacional, Ms. Luciane Costa realizou um bate-papo com nossos alunos do Fundamental II sobre os temas referentes ao Setembro Amarelo. Durante todo o mês os alunos interessados em conversar puderam procurar a psicóloga para um bate-papo. Além disso, os professores do ciclo utilizaram o background amarelo ou algum adereço em suas web conference fazendo referência à campanha.

Outra ação realizada com apoio da psicóloga foi o envio do questionário “Fatores emocionais” com o objetivo de levantar necessidades e demandas socioemocionais da comunidade escolar. O objetivo foi promover o desenvolvimento de ações de acolhimento emocional no apoio ao retorno de alguns alunos para reforço e socialização. O questionário foi direcionado a todos os pais e aos alunos a partir do Primário II.
14 de setembro
No período de 14 a 17 de setembro os alunos levaram na Escola os brinquedos que separaram para doarem ao Bazar da Criança Virtual. Uma caixa ficou disponível na entrada da Escola para que os alunos pudessem deixar suas doações de forma segura e seguindo os protocolos do Comitê de Crise.
De 14 de setembro a 8 de outubro foram realizadas as reuniões individuais de pais online, um momento de partilhar com os pais o desenvolvimento dos alunos ao longo do trimestre, apresentando os processos e resultados alcançados. Durante o mês também aconteceram as Reuniões de Mudança de Ciclo, todas no formato online.

Outubro

Com a pandemia foi necessário inovar! A Escola manteve o tradicional Bazar da Criança que, este ano, passou a ser virtual mas mesmo assim manteve a diversão e aprendizado aos alunos. O Halloween também aconteceu, momento em que toda a Escola se transforma em uma mistura de Feira de Ciências. O ‘túnel do tempo’, aguardado pelos alunos como um momento desafiador, aconteceu ao ar livre em sistema drive-thru. 

Outras ações:
21 de Outubro
Iniciamos a venda do Bazar da Criança virtual por meio do site www.bazar.escolafourc.com.br . Todos os alunos puderam escolher o brinquedo e efetuar a compra. Na semana entre os dias 26 e 30 de outubro foram realizadas as entregas. Os alunos que estavam indo presencialmente na Escola pegaram suas sacolas na saída e as famílias que não optaram pelo retorno presencial passaram na Escola para a retirada.
No total foram contabilizados 170 pedidos gerando uma renda bruta de R$ 5.647,00. Foi realizado também a venda de 54 kits de brigadeiros, com toda a arrecadação revertida para o projeto social dos alunos do 9º ano.
26 de Outubro

O Halloween é um evento de envolvimento e diversão para todos, onde a Escola se transforma em uma mistura de Feira de Ciências, unindo diversão e aprendizagem. Para este ano, foi necessário fazer algumas adaptações e o Halloween aconteceu na semana de 26 a 30 de outubro, período em que os alunos puderam ir fantasiados em seus dias de aula presencial e também durante as lives.

29 de Outubro

Foi realizado o drive do Halloween, onde as famílias passaram pegando doces (em suas fronhas – Trick or Treat) e levaram para casa kits com experimento científico, para fazerem com toda família. A Escola ganhou uma decoração temática e o tradicional túnel ganhou uma nova versão: drive-thru experience.

Novembro

Novembro é um mês especial para a FourC, este ano completamos 12 anos de histórias repletas de aprendizados e conquistas. Com foco em oferecer uma educação inovadora e, alinhada às mais atuais exigências do mundo, a FourC se destaca como referência em importantes pilares, como o bilinguismo. Como forma de comemorar, a Escola trouxe uma retrospectiva em seus canais nas redes sociais. Neste mês também foi realizado o Cents for Peace e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de maneira virtual.

Outras ações:
02 de Novembro

Realizamos por mais um ano consecutivo a campanha Cents for Peace.  A ação incentiva nossos alunos e colaboradores a doarem moedas que serão direcionadas aos “Médicos sem Fronteiras”. A doações aconteceram até o dia 25 de novembro. Este ano, as atividades do Ciclo Infantil II começaram com a produção individual de cofrinhos e com uma brincadeira de cara ou coroa. Os alunos também fizeram a separação das moedas pelos valores e um experimento divertido para descobrir qual ingrediente era mais eficiente para limpar as moedas. O valor total arrecadado foi de R$1.560,65.

 

12 de Novembro

Os alunos participaram da OBA Virtual – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A prova aconteceu no dia 12/11 de maneira virtual.

16 de Novembro

Celebramos a semana da “Gratidão e Amizade”. Cada ciclo realizou atividades com reflexões sobre “ser grato”, usando a criatividade para trocar cartões entre os amigos, podendo ser virtuais ou em um mural, porém evitando a troca de papéis/cartões físicos. O objetivo foi fortalecer os laços de amizade e criar atitudes de gratidão entre os alunos, fazendo-os reconhecer, agradecer e valorizar as pessoas que estão ao redor.

28 de Novembro

Completamos dois meses da retomada das atividades presenciais. Seguindo as orientações do Decreto Municipal, a Escola definiu uma série de atividades de reforço e acolhimento. São momentos planejados e seguindo todos os protocolos de segurança estabelecido desde o início da pandemia.

ANO 2021

Janeiro 

Momento de se organizar para receber os alunos com toda segurança necessária. Os professores e colaboradores realizaram a testagem de Covid-19 por meio de drive-thru e os alunos novos puderam visitar a Escola com horários agendados, seguindo os protocolos. Houve também atividades de integração para todos os alunos, do Infantil ao Médio, uma oportunidade de voltar para o ambiente escolar, rever os amigos e conhecer os novos colegas. E, para orientar aos pais sobre o ‘volta às aulas’ foi realizado um webinar ministrado pelas diretoras de Ensino e Geral, Juliana Storniolo e Sara Hughes. 

Outras ações:
12 e 13 de Janeiro

Antes da chegada dos alunos, todos os professores e colaboradores da FourC realizaram a testagem de Covid-19, em horários agendados, por meio de drive-thru na rua interna da Escola.

18 de Janeiro

Voltaram ao ambiente FourC os coelhos Tom e Snowflake. Em razão da suspensão das aulas presenciais durante 2020 os coelhos foram levados para a casa da Ms. Sabrina. A FourC mantém alguns animais de estimação como forma de estimular e fazer com que as crianças entendam questões como responsabilidade, ciclo de vida, biologia, senso de compromisso e também as necessidades dos seres vivos.

19 e 20 de Janeiro

Período de adaptação dos novos alunos. A visita à Escola foi realizada por agendamento de horário e seguindo todos os protocolos de biossegurança.

21 de Janeiro

Webinar “Retorno às aulas 2021”ministrado pela Juliana Storniolo, diretora de Ensino e Sara Hughes, diretora Geral e mantenedora da FourC. 

20 e 21 de Janeiro

Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de voltar para o ambiente escolar para algumas atividades de integração. Eles puderam escolher atividades presenciais e online. No presencial, os estudantes ficaram durante duas horas na Escola, onde puderam brincar no parque, rever os amigos e os professores e participar de diversas oficinas como: massinha, dança, atividades esportivas entre outras. Vale ressaltar que todas as atividades, assim como a circulação dos alunos e professores pela Escola seguiram os protocolos de higienização e distanciamento aplicados pelo Comitê de Crise desde o ano passado.

Fevereiro 

Fevereiro teve início o volta às aulas da Educação Infantil ao Ensino Médio seguindo todos os protocolos de segurança contra Covid-19. Além disso, durante este mês a FourC inicia com os alunos o período que chamamos de ‘Seis Semanas’, um momento de diálogo entre professor e aluno em que se estabelece alguns combinados, essenciais na construção de um ambiente de aprendizado organizado, cooperativo e estimulante.

Outras ações:
01 de Fevereiro

Volta às aulas da Educação Infantil ao Ensino Médio seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Comitê de Crise da FourC.

A Escola realiza todo ano as Seis Semanas, um momento de diálogo entre professores e alunos onde organizam as rotinas, focando nos pilares da FourC (4 C’s – Comunidade, Pensamento Crítico, Colaboração e Cidadania) e nas Habilidades Executivas, aplicadas durante toda a vida. Os conceitos trabalhados juntos com as atividades escolares permitem a prática de bons hábitos, não só dentro da sala de aula, mas habilidades que são aplicadas no dia-a-dia. 

+ There are no comments

Add yours