FourC doa materiais para saúde, colabora com o Projeto SUS Vivo e realiza doações de itens a entidades assistidas pela Associação 4C Comunidade

Escola apoia projeto colaborativo e disponibiliza impressoras 3D do Espaço Maker para fabricar hastes para escudos de proteção facial; Associação 4C Comunidade faz doações de alimentos, itens de higiene pessoal, limpeza e eletrodomésticos a 9 entidades.

A FourC Bilingual Academy realizou nos meses de abril e maio doações de alimentos, itens de higiene pessoal, limpeza e eletrodomésticos a 9 entidades, além de hastes para escudos faciais destinados ao Projeto SUS Vivo e materiais para área de saúde ao Pronto Socorro Central de Bauru.  A FourC já tem uma tradição desde sua fundação, há 11 anos, de exercer de forma prática a Cidadania que, aliás é um dos ‘C”s que formam os pilares da Escola.

A Associação 4C Comunidade, formada por pais, professores e colaboradores da FourC, realiza anualmente um grande Bazar aberto à comunidade. O Bazar  Limpa Casa arrecadada doações de toda a comunidade e vende peças de excelente qualidade a preços acessíveis. Todo dinheiro arrecadado é revertido em materiais destinados às entidades assistidas pela Associação. Além dos pais, colaboradores e professores voluntários, todos os alunos – do Infantil ao Ensino Médio – participam do processo do Bazar, realizando inclusive a visita e entrega dos materiais às entidades.

Neste ano, o Bazar Limpa Casa – tradicionalmente realizado no primeiro semestre – foi  adiado em função da pandemia da covid-19.  A Associação 4C Comunidade, realizando seu papel nesse contexto socioeconômico causado pela pandemia, contactou as entidades que assiste todos os anos por meio do Bazar Limpa a Casa e realizou doações de diversos itens (veja quadro).

A Diretora da Escola, Juliana Storniolo destacou a ação: “entendemos que é nosso papel como Associação 4C Comunidade colaborar com nossa comunidade que, neste momento está precisando de união e do apoio de todos. É um momento de unir forças, cada um com suas possibilidades e de sua maneira, para em conjunto combatermos o problema gerado pelo coronavírus”.

“Na entrega os responsáveis pelas entidades agradeceram imensamente a preocupação da Associação e, nós, ficamos muito felizes em poder contribuir”, destacou Rafaella Pires, colaboradora FourC e membro da Associação 4C Comunidade.

PRONTO SOCORRO CENTRAL

As ações de cidadania não são praticadas só por iniciativa da Associação 4C Comunidade. Além dessas doações, a FourC Bilingual Academy fez sua parte e colaborou com a doação de materiais ao Pronto Socorro Central de Bauru: 500 unidades de gorros, 1000 unidades de Saco de lixo, 100 óculos incolor, mais de 500 fraldas geriátricas, 15 termômetros digitais, 50 litros de sabonete líquido e 35 caixas plásticas foram destinadas ao departamento de saúde que solicitou o apoio enquanto se preparava para o enfrentamento da pandemia.

AS MÁSCARAS FACIAIS, A CULTURA MAKER E A EDUCAÇÃO

Em meio à falta de equipamentos de proteção hospitalar para tratar pacientes com coronavírus têm surgido nas últimas semanas vários projetos voluntários, com o intuito de ajudar e, um deles é o Projeto SUS Vida. Os professores do Espaço Maker da FourC Victoria Kennerly  e Isaac Loureiro souberam da iniciativa e, a Escola no melhor espírito do movimento maker, que tem como princípio a crença de que qualquer pessoa pode consertar, modificar, criar e produzir objetos com as mãos, lançaram uma força-tarefa para ajudar os profissionais da saúde.

A FourC disponibilizou suas impressoras 3D utilizadas no Espaço Maker e os professores produziram hastes para escudos faciais de proteção (“face shields”, em inglês) próprios para uso dos profissionais da saúde. Foram produzidas e entregues para o Projeto SUS Vivo 50 hastes para as face shields. “Já ficamos sabendo que o Projeto entregou 10 destas máscaras para o Esquadrão do Rock, 25 para os cuidadores e enfermeiros do Asilo Paiva, de Bauru e também outras entidades que solicitaram”, contou a professora Maker, Victoria kennerly.

Entrega dos escudos faciais pelo Projeto SUS Vivo

O escudo facial é composto por uma tiara e uma folha de acetato. No processo de construção, são usados equipamentos próprios do universo maker como cortadora a laser e impressoras 3D, tanto para cortar a folha quanto para imprimir a tiara.

Para a diretora de Ensino, Juliana Storniolo, a Escola apoiou esta ação por acreditar e promover o “aprender a aprender”, que também faz parte da cultura maker, além do fato de que usar conceitos e ferramentas é uma forma de mostrar aos estudantes que essa cultura pode ser usada para a resolução de problemas reais, do dia a dia.

Impressoras 3D da FourC na confecção das hastes utilizadas nos escudos faciais

Hastes para os escudos faciais