FourC: diferenciação e inclusão no High School

Cultivar uma comunidade de aprendizes, com mindset do crescimento onde o aluno é desafiado a conhecer seus pontos fortes e de melhoria e, assim, trabalhar estratégias para superar suas dificuldades. Foi com esse pensamento que, a FourC Bilingual Academy, escola brasileira bilíngue, que atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e High School, tornou-se destaque por organizar um programa estruturado de diferenciação e inclusão de alunos no High School.

A coordenadora do Programa na escola, Roberta Mayumi da Silva contou que, a FourC oferece o High School desde 2011 e, durante esse período tem observado oportunidades de realizar um plano de ação personalizado aos alunos que apresentam transtornos de aprendizagem como dislexia, TDAH e outros dando suporte a esses alunos que consideraram fazer o programa de High School, mas ainda tinham dúvidas devido às suas estratégias adaptativas. “É um trabalho realizado a muitas mãos. O trabalho se inicia com uma conversa com os coordenadores, psicólogos e professores do currículo brasileiro para reunir as informações sobre as adaptações e planos de diferenciação dos alunos. Depois dessa fase, conversamos com os alunos, pais, psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos para desenvolver um plano de ação adaptado que seja coerente com as necessidades do aluno no Programa High School”, comentou a coordenadora.

O trabalho foi feito em conjunto com a Universidade Missouri (escola parceira no Programa) atendendo as legislações brasileira e dos EUA, a Lei de Educação para Indivíduos com Deficiências (IDEA) e a Lei de Reabilitação. “Juntos, FourC e Missouri, analisamos todas as informações e necessidades, incluindo documentação médica ou psicológica, planos de ação que estão sendo utilizados por nossos professores brasileiros e, então, elaboramos um plano individualizado para cada aluno que deseja se matricular no programa”, explicou Roberta.

Segundo ela, a FourC acompanhou a evolução do programa e o desenvolvimento e adaptação dos estudantes foi tão positiva que a escola teve alunos do currículo adaptado aceitos no National Honor Society, uma organização norte-americana dedicada a reconhecer estudantes que se destacam no desempenho acadêmico. “Esta é apenas uma das histórias de sucesso que nos mostram o quão importante é dar continuidade a este trabalho”, ressaltou a coordenadora.

Roberta destaca ainda que, ao aplicar essas estratégias, os alunos tornam-se aprendizes, protagonistas e autônomos. “Ter um ambiente que promova esses desafios e celebre cada conquista é o que nos motiva e permite a realização destes alunos”, disse.

RECONHECIMENTO

A conquista tornou-se um case de sucesso acadêmico do programa High School e ganhou destaque em uma apresentação de Coordinator’s Best Practices, que aconteceu na Conferência Nacional do Programa onde são compartilhadas as melhores práticas de aprendizagem aplicadas. A FourC participou da conferência em 2020 levando o case de inclusão e, no ano seguinte, Roberta Mayumi foi convidada para contribuir com um capítulo do livro “Connected Classrooms” das autoras Kathryn Fishman Weaver e Stephanie Walter. O livro traz práticas de como construir relacionamentos pessoais e online com alunos e colegas de trabalho para alcançar uma comunidade de aprendizado que apoie o aprendizado socioemocional, instrução equitativa, inclusiva e sucesso acadêmico. A edição já está disponível em pré-lançamento na Amazon e nas livrarias a partir de junho/2022.