Experiências e descobertas: alunos do Infantil II usam a ciência para conhecer o céu

Por que o céu é azul? Como as nuvens são formadas? Essas foram algumas perguntas feitas pelos alunos do Infantil II que deram início a uma série de descobertas e experiências realizadas nos momentos do Portuguese Instruction.

A professora, Carolina Franco contou que partiu de um brainstorm do que os alunos conheciam sobre o céu (dia e noite). “Perguntamos o que gostariam de saber sobre o céu durante o dia. Alguns quiseram entender o arco-íris, outros o porquê o céu é azul”, contou. Em seguida foram realizadas rotinas de pensamento e os alunos fizeram diversos experimentos, que resultaram em descobertas e muito aprendizado. “Foi um aprendizado divertido e significativo”, completou Carolina. A atividade contou também com o apoio da colega de trabalho, Isabela Scarelli.

Desta forma, os alunos foram protagonistas desde o início da atividade interdisciplinar, que abordou o tema do trimestre: Comunicação. “Refletimos por quais meios poderíamos buscar essas informações. E, então eles foram para as pesquisas”, explicou.

Descobertas

Além de pesquisar sobre o tema, os alunos fizeram experiências para compreenderem cientificamente os processos. “Tanto o arco-íris quanto a cor do céu durante o dia têm relação com o sol. Partimos da refração da luz do sol em uma experiência utilizando o projetor e um CD para fazer o arco-íris aparecer na parede”, destaca a professora.

Os alunos também fizeram uma atividade para entender do que são feitas as nuvens e como ocorre esse processo. “Utilizamos uma garrafa para ver a formação de vapor. Eles colocaram água com corante azul dentro e desenhavam as nuvens e o sol na parte de cima. Fechamos e deixamos a garrafa lá para, no outro dia, observarmos o que aconteceu. O vapor subiu e formou a nuvem. Também vimos isso em livros e vídeos, além de ampliarmos o vocabulário relacionado ao tema.”, conta.

E até mesmo a obra “A Noite Estrelada”, do pintor pós-impressionista holandês, Vincent van Gogh, fez parte das descobertas. “Também exploramos as estrelas e o céu escuro durante a noite. A experiência foi observar a pintura e fazer uma releitura usando gliter e papel preto. Eles também utilizaram os óculos de realidade virtual para ver a lua. Era como se eles fossem astronautas aterrissando. Conseguiam ver a superfície da lua, o sol, as estrelas. Eles adoraram! ”, relata Carolina.