Escola cria ‘Comitê de alimentação’ com alunos

Na FourC Bilingual Academy, acreditamos no protagonismo do aluno, onde ouvir, analisar e contribuir é parte do aprendizado. Por isso, a escola abre espaço para que os alunos opinem sobre o cardápio diário, ouvindo os demais colegas e enviando sugestões. A iniciativa foi da nutricionista da escola, Silvana Andrade que criou o ‘Comitê de alimentação’ envolvendo alunos do Primário II ao Ensino Médio. São dois alunos de cada sala que participam de uma reunião mensal com a nutricionista levando sugestões do cardápio do mês coletadas por eles em classe.

No mês de março, os alunos dos 6º anos A e B debateram o cardápio com os demais colegas de classe durante o Closing Time e os dois representantes de cada turma anotaram as sugestões e levaram até a nutricionista.

“Essa interação com os alunos tem sido algo bem positivo. Somos uma escola de período integral e, portanto, eles fazem a maior parte das refeições conosco. Priorizamos a questão nutricional mas está sendo possível aderir a várias sugestões feitas por eles e isso tem dado um resultado bem positivo”, comentou.

Silvana contou que, além da conversa com a nutricionista, os estudantes estão tendo a oportunidade de entrar na cozinha e acompanhar a preparação de algumas refeições.

“A gente já recebeu um retorno bem positivo do nosso trabalho no comitê. Vários colegas comentaram que a comida está melhor. Eu não comia muito porque não gostava antes, agora estou me alimentando bem mais”. Laura Graciano Beber, 6º ano A.

“A experiência no Comitê está bem legal. Todos têm a oportunidade de opinar e o que a gente faz é só compilar as sugestões e levar até a Silvana e negociar. Eu gosto bastante de participar e contribuir. É gratificante ouvir as pessoas elogiando as melhorias e saber que estamos contribuindo”. Gabriela Sanches Trecenti, 6º ano A.

Nos reunimos com todos na classe, mostramos o cardápio do mês e ouvimos as sugestões de melhorias. Tudo é anotado para depois mostrarmos e negociarmos com a Ms. Silvana. É claro que não é tudo que a gente consegue mudar né, mas já tivemos muitas conquistas significativas. Essa negociação tem sido uma experiência interessante”. Maria Valentina C. O. Cruz, 6º ano B.

“É nosso primeiro ano neste novo ciclo, do Fundamental II. Fiquei muito feliz e me senti importante em poder contribuir com os alunos conseguindo melhorias na nossa alimentação diária. Está sendo uma oportunidade única. Ao final do ano vamos analisar como foi essa evolução e isso vai ser bem legal”. Maria Turtelli Prado, 6º ano B.