E o aprendizado terminou em…pizza!

Dentro do tema do trimestre que foi ‘Ciclo de vida’, os alunos do Infantil II se envolveram em um projeto interdisciplinar chamado “Pizza Garden” (Horta/Jardim de Pizza). O projeto possibilitou que eles observassem o ciclo de vida das plantas, abordando conhecimentos em matemática, linguagem, desenvolvimento sócio emocional, língua inglesa, culinária e jardinagem.

Para dar início ao projeto, as professoras utilizaram uma rotina de pensamento para acessar o conhecimento prévio dos alunos sobre o ‘ciclo de vida’ e tornar visíveis à eles seus pensamentos e considerações. “Eles descobriram que as plantas são seres vivos assim como os animais e que também precisam de cuidados”, comentou Mariana Sassen, uma das professoras do ciclo.

Com apoio da professora de jardinagem, Márcia Castro, as crianças aprenderam sobre os tipos de cuidados que as plantas exigem e, em seguida, pontuaram os tipos de temperos que eles poderiam plantar para compor uma pizza. Cada turma plantou uma semente de um tempero diferente e durante algumas semanas foram acompanhando o crescimento e fazendo os cuidados necessários à plantinha.

Ao final, eles colheram os temperos da horta e com a nutricionista Silvana Andrade, montaram as pizzas utilizando seus temperos. Durante a degustação das pizzas, eles puderam analisar as frações: uma pizza inteira, meia pizza, um quarto etc.

“Foi um aprendizado divertido e que despertou curiosidade e gerou descobertas. Os alunos gostaram bastante. Para terminar o trimestre, eles usaram a criatividade e criaram também pizzas em 3D, como produto final”, finalizou Mariana.