Descobrindo a cultura indígena


Dentro do tema do trimestre ‘Comunidade’, os alunos do Infantil II vivenciaram durante o mês de abril nas aulas de Portuguese Instruction várias descobertas sobre a cultura indígena, conectando o assunto ao dia do índio, celebrado no dia 19.

As crianças iniciaram o tema com um brainstorm onde compartilharam o que já sabiam sobre a comunidade indígena. Depois, todos fizeram perguntas sobre o que gostariam de conhecer sobre os índios, como por exemplo: moradia, alimentação, cultura e língua. A professora Carolina Franco apoiou levando todas as perguntas a um indígena Terena que vive na aldeia Ekeruá (município de Avaí). Ele gravou um vídeo respondendo às dúvidas das crianças e mostrou um pouco mais sobre sua cultura.

O vídeo foi apresentado aos alunos que ficaram felizes com as respostas e descobertas. E, para complementar a aprendizagem sobre diferentes culturas, a professora desafiou os estudantes a manusearem um objeto de origem indígena, como a peteca e, além disso, fizeram tinta com urucum e escreveram palavras usadas pela comunidade Terena, ensinadas no vídeo.

A professora Carolina ressalta que a atividade despertou a curiosidade dos alunos e desenvolveu habilidades de compreensão. “Propostas que visam realmente a importância da valorização da cultura indígena são contribuições não somente para o conhecimento e exploração dessa cultura, mas também para que sejamos capazes de compreender e conviver com as diferenças existentes nos grupos sociais que estamos inseridos. Por meio da atividade trabalhamos com as crianças a importância do conhecimento e respeito às diferenças”, destaca. 

O processo e o resultado proporcionaram momentos ricos de discussão, curiosidade e novas descobertas com as crianças, considerando-as como agentes ativos na aprendizagem. Além disso, eles também trabalharam a criatividade e a coordenação motora fina, com o manuseio de diferentes materiais e o conhecimento de objetos típicos da cultura indígena. 

“Eu gostei de aprender sobre o filtro dos sonhos. Ele pega os pesadelos!”. Rafael Yuhara

“Achei muito legal as pinturas que eles fazem no rosto”. Eduardo Maluf

” O que eu mais gostei de aprender sobre os índios foram as palavras, a minha favorita foi Ainapó Yakoé que significa obrigado”. João Cordaro

+ There are no comments

Add yours