Desbravando a capital do Brasil

Os alunos do 7º ano (A e B) da FourC fizeram uma viagem de estudos à Brasília (DF), vivenciando diversas descobertas relacionadas aos estudos sobre história, geografia, a cultura e a política da capital federal e a relação disso com o desenvolvimento do nosso país.

O planejamento da viagem englobou a ida a vários locais históricos da cidade. “Nós começamos visitando alguns museus. Fomos ao Museu da História Candanga para entender quem foram os candangos e a importância deles para a cidade. Depois, também visitamos o Museu JK, onde vimos como ocorreu a construção de Brasília. O Espaço Lúcio Costa, que foi o arquiteto que projetou o Plano Piloto”, contou a coordenadora pedagógica do Fundamental II, Marina Del’Bianco Lima.

Além desses e outros museus visitados, os alunos não poderiam deixar de conhecer a Praça dos Três Poderes. Nela, localizam-se o Palácio do Planalto (sede do Executivo), o Supremo Tribunal Federal (a corte máxima do Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).

“Estar nesses lugares ajuda a compreender como funciona o processo político. Entrando no Congresso, há uma visita guiada, então podemos aprender sobre as funções de cada um dos cargos, quais as diferenças entre o trabalho dos senadores, dos deputados, o que são cada uma daquelas salas”, relatou a coordenadora.

Os alunos ainda se divertiram visitando outros locais da cidade, como a Super Quadra, a Praça dos Cristais, o quartel general do exército, igreja Dom Bosco, além de restaurantes típicos.

Como vivência socioambiental, os alunos fizeram um passeio de barco pelo Lago Paranoá, passando pelo Palácio da Alvorada e Ponte JK. Além disso, se aventuraram numa trilha pelo serrado na Fazenda Caminho das Águas. Lá, os estudantes puderam observar e analisar sobre a geografia do planalto central e a organização urbana da construção da cidade, referência nacional.

“A escola proporciona essas viagens de estudo com os alunos como um aprofundamento do aprendizado de sala de aula. É diferente do que ver nos livros, pois eles vivenciam o local. Além disso, os alunos fortalecem a amizade e ainda desenvolvem habilidades de gerenciamento do tempo e dinheiro, além da organização pessoal. Isso contribui no desenvolvimento da autonomia. Esses são aprendizados para toda a vida!”, completa a coordenadora.