China Antiga é o tema dos projetos criativos do Primário II

Dentro do  tema do  trimestre ‘Tempo’, a turma do Primário II estudou sobre a China antiga onde os alunos, divididos em grupos, desenvolveram seus projetos criativos. Os estudantes foram desafiados a pesquisarem sobre o assunto abordando diversos aspectos da cultura chinesa, que além de ser riquíssima, apresenta uma série de invenções que estão presentes nos dias de hoje.

Para o lançamento do Projeto, as professoras do ciclo criaram uma lenda, que foi ilustrada e narrada e apresentada aos alunos em formato de vídeo, motivando-os a iniciarem suas pesquisas e descobertas sobre a China antiga. O lançamento ocorreu de forma virtual com a presença dos pais. Juntos com os alunos eles fizeram rotinas de pensamento dando sugestões aos estudantes.

Projetos da China

Para estimular os alunos em seus projetos, os professores do Primário II lançaram as perguntas: Como o estudo  do  passado nos ajuda a entender melhor o presente? Como as pessoas se transformam com o passar do  tempo? Com isso, organizados em duplas, os alunos tiveram as ferramentas necessárias para a contextualização do tema do  trimestre com os diferentes aspectos da cultura, da arte, da arquitetura e até mesmo da culinária chinesa.

Os estudantes escolheram os temas de seu interesse, com base nas questões norteadoras que guiaram seus estudos. Em seguida, deram início às pesquisas em livros, sites e demais fontes de referência para a elaboração dos projetos criativos. Os alunos escolheram várias áreas: artes, medicina, história do país, guerras, conflitos, dinastias, ciência, as descobertas e as contribuições que a China proporcionou ao mundo moderno, citando a bússola, a pólvora, a linguagem, a matemática e a culinária.

Drive

Todos os projetos criativos foram expostos na rua interna da FourC no dia 25/06 e os pais e alunos puderam passar para conferir o drive temático. E, em agosto, os alunos retomam aprofundando a aprendizagem sobre a China antiga com a apresentação e script em inglês.

“Achei muito interessante estudar sobre este país. O que mais me chamou a atenção foi a gastronomia”. Luisa  Callegari Devansso, Primário II C

Fizemos uma lista com 5 temas do que queríamos fazer no nosso projeto criativo e optamos por arquitetura e monumento. Achei interessante o estilo das casas chinesas. Hoje elas são mais modernas, mas os monumentos preservam o  estilo  antigo”. Lorena Marsola Razera, Primário II B

“O formato do templo do Cavalo  Branco foi algo que descobri e achei bem legal. Esse foi meu projeto  criativo”. Rafael Trecenti  Moreno, Primário II A.