Benefícios da música no processo de aprendizagem


A música é uma importante ferramenta para promover a aprendizagem em todas as faixas etárias. Na FourC, as aulas de música são realizadas do Infantil ao Ensino Médio, respeitando as habilidades e o desenvolvimento de cada fase do aluno. Segundo especialistas, a música é uma das poucas atividades que envolvem o uso de todo o cérebro. Além disso, promove a descontração e o relaxamento, tornando o momento algo divertido e o aprendizado natural.

Mas, afinal, quais os benefícios da música na aprendizagem?

A música oferece um leque amplo de vantagens para quem a pratica. Experiências musicais na infância podem acelerar o desenvolvimento do cérebro, particularmente nas áreas de aquisição de linguagem, habilidades de leitura e raciocínio lógico. Auxilia no desenvolvimento de um vocabulário rico e fortalece as habilidades sociais, emocionais e cognitivas. O cientista Howard Gardner, conhecido pelas ‘múltiplas inteligências’, afirmou que a inteligência musical é tão importante na formação educacional quanto as demais inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal (8 inteligências).

A FourC acredita que a musicalização contribui para o desenvolvimento infanto-juvenil, trazendo habilidades necessárias na aprendizagem educacional, tais como: intelectual, social, emocional, motor e linguagem. A professora destaca ainda que, além disso, a música favorece o desenvolvimento da sensibilidade, disciplina, criatividade/improviso, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo e da socialização e afetividade, contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, estimulando a autoestima, valorizando e transmitindo a herança cultural de cada um.

Como é aplicada a música na FourC?

Na Escola as aulas de música acontecem no horário curricular, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, abordando temas teóricos, históricos, culturais, cotidianos, criação e prática instrumental.

No Infantil, o primeiro contato com a música acontece por meio da bandinha rítmica. Os alunos têm um primeiro contato com ritmo/pulsação e desperta o interesse e curiosidade dos alunos.  

O Primário I realiza prática instrumental com flauta soprano (flauta doce). Eles desenvolvem os primeiros passos da coordenação motora, utilizando ambas as mãos nas flautas e controlando o ar para realizar o tempo das notas adequadamente, aplicando os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas. É o início da prática instrumental em conjunto.

No Primário II os alunos têm prática instrumental em conjunto à parte das aulas de música. O 4º ano tem violino e coral, enquanto o 5º ano se ocupa da banda marcial. Continuando esse processo de aplicação teórica, no Primário 2 os alunos  já possuem certa maturidade (coordenação, alfabetizados) para lidar com instrumentos mais delicados. Então, são desafiados a ampliarem o conhecimento musical. No 4º ano passam um semestre em coral, onde aprendem a trabalhar respiração, projetar e abrir vozes. No semestre seguinte cursam violino, onde adquirem novas habilidades motoras, executando movimentos diferentes, simultaneamente com ambas as mãos, em uma prática em conjunto com outros violinos.

No 5º ano eles cursam banda marcial e têm a oportunidade de aprender instrumentos de diferentes famílias (metais, madeiras ou percussão), em uma prática em conjunto com instrumentos diferentes/diversos.

A partir do Fundamental 2 os alunos já passaram por um rico processo de práticas instrumentais e musicalização e já estão aptos para uma prática mais livre sendo assim, neste ciclo, os alunos podem desenvolver e criar suas performances artísticas, escolhendo qual instrumento desejam cursar dentre os cabíveis para o momento (percussão, flauta contralto, violino ou outro). O mesmo acontece com o Ensino Médio.

A Escola também oferece o Horário Estendido (extracurricular) em que é disponibilizado aos alunos aulas de instrumentos musicais como atividade extra: piano, teclado, ukulelê, violão, violino, bateria e banda marcial.

+ There are no comments

Add yours