Atividades esportivas, musicais e artísticas contribuem no desenvolvimento das múltiplas inteligências e o aprendizado

Você pode estar se perguntando: o que o kickboxing, dança, artesanato, culinária e outras atividades podem contribuir no aprendizado dos alunos? Uma escola que tem como valor preparar alunos para os desafios do mundo atual e futuro acredita no desenvolvimento de habilidades que transbordam as salas de aula. Conhecidas como múltiplas inteligências, esse conceito foi criado pelo psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner e propõe que cada pessoa demonstra suas capacidades cognitivas de modo único, possuindo habilidades e aptidões muito singulares.

A FourC Bilingual Academy aplica o conceito em diversas atividades, entre elas o Horário Estendido (HE). Considerando que cada aluno possui particularidades e aptidões próprias, a Escola oferece mais de 30 modalidades diferentes nas áreas de esporte, música, artes, gastronomia e tecnologia. Todas podem ser escolhidas pela família para que ele desenvolva a diversidade de suas inteligências e tenha a oportunidade de conhecer suas habilidades e aptidões.

Arthur Bertagia de Souza, coordenador de cultura e esportes da FourC ressalta a importância das escolhas serem realizadas em família, ou seja, o aluno optar, mesmo sendo do Infantil ou Primário. “Fazer escolhas é uma habilidade e, por isso, sugerimos que as atividades sejam escolhidas em família, em conversa com o aluno. Durante o período do HE trabalhamos a extensão do pedagógico, estimulando o desenvolvimento de outras habilidades que apoiam no aprendizado. O desafiar-se, o colaborar com o outro e respeitar as diferenças são exemplos de vivências que as atividades proporcionam aos alunos”, explicou.

Novidades

Este ano, além das diversas atividades que já eram contempladas, a Escola trouxe o kickboxing. É uma modalidade que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1970. Ele combina vários estilos de artes marciais com esportes de combate, como o boxe, o karaté, o tae-kwon-do e o thai boxing.

Disponibilizado aos alunos do Primário I em diante, a proposta é utilizar a modalidade para o desenvolvimento da disciplina, concentração e respeito, utilizado para a prática do kickboxing.

Os alunos do Fundamental II também podem participar de treinamentos de handball, basquete, futsal feminino e masculino e vôlei. “Além dos benefícios em relação a qualidade de vida e saúde, as atividades despertam o trabalho em equipe, o respeito ao colega (mesmo sendo adversário) e o dar sempre o seu melhor, independente do ganhar ou não. Tendo assim, como resultado, o aprendizado da experiência”, destacou Arthur.

Quer saber mais sobre as atividades do Horário Estendido? Acesse: https://www.escolafourc.com.br/horario-estendido/