As frutas e as quatro estações: consciência ambiental

Os alunos da Educação Infantil começaram o mês de agosto pesquisando sobre as estações do ano, as características de cada uma e como elas influenciam o nosso dia-a-dia. Em sala de aula, eles fizeram um brainstorming sobre as particularidades das quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Além do clima, durante as aulas de Educação Nutricional, com a nutricionista Silvana Andrade, eles também refletiram sobre os alimentos que se adaptam a cada estação e o quanto ingerir frutas contribui com a saúde, por meio de vitaminas e nutrientes que são necessárias para o nosso corpo.

Você já refletiu como que a estação interfere no cultivo e crescimento de cada fruta? As crianças tiveram a oportunidade de conhecer algumas frutas típicas das estações e relembrar as características de cada uma, relacionando com o clima. Ao final, degustaram as frutas.

Uma das professoras do ciclo, Ms. Mariana Sassen, ressaltou que um outro aspecto abordado foi em relação ao uso da tecnologia, possibilitando que as frutas cresçam e fiquem disponíveis no mercado para consumo o ano todo e não somente nas estações típicas de cada uma.

“A irrigação, os adubos, fertilizantes são exemplos de uso que permitem que a fruta se desenvolva. Mas, dentro da estação típica dela, a fruta naturalmente cresce, já que as características do clima contribuem”, explicou.

Depois, os estudantes foram questionados em relação ao descarte das cascas e sementes que sobraram do consumo. O que fazer com esse material? Com o apoio da professora de Jardinagem, Ms. Marcia, os alunos separaram toda casca e semente e, reforçando o conceito de consciência ambiental, eles aprenderam a fazer a compostagem desse material, gerando adubo que será utilizado nas aulas de jardinagem.