Alunos vivenciam partilha cultural na comunidade ribeirinha de Amatari

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da FourC finalizam o ciclo da educação básica elegendo um legado que desejam deixar a uma comunidade. Chamado de ‘Projeto Partilha’, a ação é realizada anualmente pelos estudantes e proporciona uma troca com uma comunidade cultural e geograficamente diferente da deles. É um empreendedorismo social, envolvendo protagonismo juvenil em uma causa que impacta positivamente a comunidade escolhida por eles, por meio do exercício do pensamento crítico, da cidadania, da colaboração e da empatia, plantando a semente da cultura para colher os frutos do conhecimento.

Este ano a turma escolheu a comunidade ribeirinha de Amatari, às margens do Rio Amazonas. O projeto teve início com o envolvimento dos alunos para conhecerem a realidade da comunidade escolhida para, depois, se reunirem e planejarem a mobilização envolvendo várias habilidades empreendedoras a fim de levantar recursos, envolver a comunidade e patrocinadores em torno de suas ideias além do desenvolvimento de ações que possam gerar impacto positivo na comunidade onde eles passarão por um processo de imersão e partilha cultural.

Na comunidade os alunos vivenciaram a cultura local e contribuíram com doação de livros, materiais lúdicos, esportivos, realizando brincadeiras interativas com as crianças, leituras e apoiando a comunidade.

Para a escola, a vivência com outras culturas e a partilha de conhecimento com atividades lúdicas, conhecendo os costumes locais, são oportunidades ricas em aprendizado e que ampliam a visão de mundo dos estudantes. “O Projeto começa no início do ano, ao ingressarem na 3ª série do EM e envolve todo um conteúdo interdisciplinar aliado com as aulas de Empreendedorismo, Geografia, Matemática entre outras. Nossos alunos se organizam e realizam todo o diagnóstico da comunidade, fazem o planejamento, cronograma de ações, levantamento de custos, busca de patrocinadores e o roteiro das atividades que acontecerão no local. Eles se arriscam, se reinventam, saem da zona de conforto e vivenciam intensamente os 4C’s, pilares da escola”, contou o coordenador dos Estudos do Meio e professor de Geografia, Rodrigo Rafacho.

O coordenador ressaltou também que o Projeto impacta não apenas os alunos, mas também os professores. “O Projeto Partilha representa um farol de cooperação, inspirando-nos a continuar nutrindo mentes jovens e construindo um futuro onde o conhecimento se entrelaça com o respeito as comunidades e a Terra”, complementou.

Os estudantes partiram de Bauru (SP) acompanhados pelo professor de Filosofia e Sociologia, Khalil Axcar; o coordenador de estudos do meio e professor de Geografia, Rodrigo Rafacho e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Suelen Batista.

Assista ao vídeo produzido pelos alunos que traz um resumo de como foi essa experiência incrível: Projeto Partilha 2023