Alunos visitam DAE e ETA para refletir sobre preservação

Em consonância com o tema do trimestre, Sistemas, os alunos do 6º e 7º anos realizaram uma visita guiada ao Departamento de Água e Esgoto de Bauru (DAE) e também à Estação de Tratamento de Água (ETA). Foi uma oportunidade para verem de perto o sistema de tratamento da água e fazerem conexões com as discussões que ocorreram em sala de aula.

“Foi uma visita bem contextualizada. Começamos no centro ambiental. Fizemos uma trilha para observar o Rio Batalha, de onde é captada boa parte da água que abastece Bauru. Depois, visitamos a ETA para ver as etapas de tratamento da água”, explicou Letícia Biral de Faria, professora de Ciências do Fundamental 2.

Os alunos fizeram debates interdisciplinares sobre o ciclo da água, desenvolvendo visões sistêmicas sobre o tratamento, uso consciente e formas de preservação do recurso hídrico. Eles também mapearam alguns dos problemas da cidade que levaram ao atual cenário de crise e, em sala de aula, discutiram o que puderam observar e propuseram possíveis soluções para a situação.