Alunos unem criatividade e STEAM na criação de montanhas russas

Eles têm apenas entre 6 e 8 anos de idade (Primário I) mas já construíram montanhas russas com looping, espiral e descidas radicais! Esses estudantes uniram a criatividade, pesquisas e o conhecimento adquirido nas aulas de Ciências sobre posição relativa e movimento para criarem montanhas-russas utilizando material reciclado. Uma das professoras do ciclo, Maira Ferrari Munduruca, explicou que eles utilizaram o método científico para fazer esse produto.

“O desafio lançado à eles foi a construção de uma montanha-russa com pelo menos 2 movimentos, sendo que toda estrutura seria com recicláveis. A partir daí os alunos foram divididos em grupos e iniciaram seus projetos, esboçando suas montanhas-russas, listando os materiais utilizariam, testando, se desafiando, buscando a solução dos problemas, refazendo, enfim, até conseguirem montar seu projeto como desejavam”, contou a professora.

Antes de executarem o produto final, os estudantes realizaram nos centros de aprendizagem sobre posição relativa e movimento, como o centro de impulso automotivo (pista de carrinhos “hot wheels”), copi vai-e-vem, desenho pelo ponto de vista, direita e esquerda refletidos e movimentos das máquinas simples.

“Foi enriquecedor o aprendizado! Além de todo conteúdo interdisciplinar, envolvendo os conhecimentos  STEAM (Ciências, Tecnologia, Matemática, Artes e Engenharia) eles desenvolveram também habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas, entre outros”, relembrou a professora.