Alunos recebem a visita da Emília e fazem descobertas sobre o folclore

Dentro do tema do trimestre ‘Cultura’, nas aulas de Portuguese Instruction, os alunos do Infantil II evidenciaram a aprendizagem sobre o folclore brasileiro. O tema teve início com um brainstorming, levantando o conhecimento que eles já tinham sobre o assunto. Em seguida, a professora Carolina Franco explicou que foram realizadas várias atividades interdisciplinares envolvendo Ciências, Matemática, Teatro, Culinária, Português e Inglês. Franco conta que foi um aprendizado divertido.

As crianças realizaram a ‘caça ao saci’ (alusivo à caça ao tesouro), fizeram a ‘poção mágica da Cuca’ onde foi explorado o conteúdo de Ciências e a noção do passo a passo e também criaram fantoches dos personagens folclóricos das lendas mais populares.

Cada turma fez uma votação para a escolha da lenda favorita, ampliando o conhecimento em quantidades e finalizando com uma representação gráfica. Por meio do bingo folclórico eles identificaram características do folclore de uma maneira mais ampla, entendendo que se trata de um conjunto de tradições culturais e sociais brasileiras.

A visita da Emília…

Para enriquecer ainda mais o aprendizado das crianças, a professora trouxe personagens do livro Sitio do Pica-Pau Amarelo, que trazem ícones do folclore brasileiro.

“Os alunos tiveram a visita especial da Emília e também fizeram um delicioso bolo de cenoura da Tia Anastácia, onde foi abordado os conceitos do gênero textual receita”, pontuou.

Carol reforça que, em todas as unidades de ensino foram utilizados diversos recursos, como: vídeos, livros, imagens, caracterização de personagens, teatro com as lendas folclóricas, contação de histórias, dinâmicas e o trabalho em grupo.

Como as turmas do Infantil I também estavam explorando brincadeiras, cantigas e personagens do folclore, a Emília também deu uma ‘passadinha’ para um bate-papo com os alunos. E, claro, eles adoraram!

Gêneros textuais

Além de todo esse rico aprendizado, os alunos do Infantil II também exploraram os gêneros textuais parlenda, cordel e as cantigas folclóricas. Cada turma se uniu e, por meio de votação, escolherem a cantiga e parlenda que mais gostaram. Os ganhadores foram representados pelas crianças no formato de cordel e o produto foi exposto no bulletin board.

Como produto final da aprendizagem eles fizeram – em pequenos grupos – um cartaz contendo as rotinas por meio de cor, símbolo e imagem, para organizar o conhecimento.

“Unimos o lúdico às descobertas e isso enriqueceu ainda mais o aprendizado das crianças. Eles reconheceram e compararam as características dos grupos sociais do presente e passado, valorizaram a nossa cultura, as diferenças e as tradições. Além disso, unimos o conteúdo de forma interdisciplinar”, enfatizou a professora.