Alunos produzem jornal para aplicar os gêneros jornalísticos e ampliar o pensamento crítico

Os alunos do Fundamental II foram desafiados a aprenderem o gênero jornalístico na prática! Eles construíram um jornal impresso, onde cada turma ficou responsável por uma parte. A elaboração do material contou com o apoio da professora e revisora de língua portuguesa, Ana Clara Ranzani.

Os alunos do 6º ano desenvolveram o conteúdo da capa do jornal. Eles selecionaram as informações que seriam mais interessantes e criaram os textos das manchetes, os leads (termo que designa o primeiro parágrafo das notícias e que fornece as informações primordiais do conteúdo), além de realizarem entrevistas e buscarem informações e fotos.

O 7º ano trabalhou com as informações, desenvolvendo as matérias e trabalhando o jornalismo informativo. Enquanto isso, os alunos dos 8º e 9º anos leram esses conteúdos informativos e criaram textos do gênero opinativo, utilizado no editorial do jornal.

A professora ressalta as descobertas e o conhecimento adquirido pelos alunos durante a atividade. “Foi um desafio para eles trabalharem nesse projeto. Acredito que foi muito importante para aprenderem sobre os gêneros jornalísticos e para terem visões críticas sobre as informações que consomem. Compreender como funciona todo esse processo e as características de cada gênero ampliou a leitura crítica deles em relação ao veículo de comunicação. Essa foi uma oportunidade de aplicar a teoria”, explicou Ana Clara.

No final, eles ainda diagramaram o jornal (técnica de design para distribuir os elementos gráficos dentro do espaço da página de forma a ficar informativa e atraente) e colocaram em exposição no corredor do ciclo, nos bulletin board.

“Nosso grupo escolheu falar sobre as visitas às instituições que os alunos dos ciclos Fundamental I e II realizaram. Foi legal porque entendemos como ocorre o processo na prática. Não dá para colocar qualquer informação sem confirmar, sem entender tudo que envolve o acontecimento. A apuração dos fatos é essencial para a credibilidade. E também entendemos as características de cada gênero jornalístico”, contaram as alunas Luiza Pagano Barbosa, Beatriz L. Vergas e Lorena Camargo.