Alunos do Infantil recebem visita dos avós

Dentro do tema do trimestre Cultura, os alunos do Infantil I e II se divertiram com jogos, brincadeiras, cantigas tradicionais e também conheceram os personagens folclóricos. O folclore traz manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. A FourC acredita que, ao proporcionar o conhecimento de diferentes culturas, os alunos aprendem com as diferenças e respeitam a diversidade. E, para finalizar todo esse aprendizado, os alunos receberam nos dias 12, 14 e 15 de setembro a visita dos avós em sala de aula, onde puderam compartilhar as descobertas e conhecer as diferentes brincadeiras, da época dos avós e hoje, explorando a evolução das gerações.

O Infantil I trabalhou o tema família, comparando as brincadeiras atuais deles com as dos seus avós, quando eram crianças. E, para o aprendizado ficar ainda mais divertido, eles conheceram e dançaram diversos ritmos musicais e vários personagens do folclore brasileiro, além das cantigas, brincadeiras e trava-línguas. Durante a visita dos avós foi realizado uma roda de conversa onde foi lido o livro “O grande rabanete”. Na história, um vovô planta um rabanete que, depois de crescido não quer mais sair do solo. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa surge a vovó que chama a netinha, que convida o cachorro, que chama o gato que, com a ajuda do rato obtém o sucesso. Ao final, os alunos dançaram e cantaram cantigas com os avós.

Já no Infantil II, além dos jogos, brincadeiras e cantigas tradicionais, as crianças conheceram as lendas e estudaram sobre o folclore brasileiro e também se divertiram com uma seleção de nursery rhymes (cantigas em inglês). Aprender cantigas e parlendas em uma segunda língua amplia o vocabulário das crianças, contribui na consciência fonológica, desenvolve pronúncia e dá acesso a elementos culturais de outros povos. Com a visita dos avós, os alunos tiveram a oportunidade de conversarem e conhecerem a evolução das gerações, comparando as brincadeiras da época dos avós com as atuais e participarem da rotina dos alunos.