Alunos do Fundamental I participam de campanha educativa “Sagui na FourC”

No início deste ano, a FourC recebeu a visita inusitada de alguns saguis. Para saber como tratar esses animais silvestres, a Escola foi em busca de informações no Jardim Botânico e descobriu que o local já realiza uma campanha educativa: “Eu curto sagui –  Ele lá, eu aqui”, com orientações direcionadas à população para não oferecer alimentos aos saguis quando aparecem no ambiente urbano.

Os técnicos do Jardim Botânico explicaram que, ao deixar de oferecer comida para estes animais, estaremos protegendo seus hábitos naturais e sua saúde. Segundo eles, quando as pessoas oferecem alimentos acabam causando alteração no comportamento, além do risco de causar o desenvolvimento de doenças como diabetes e problemas renais. Há também a possibilidade de transmissão de doenças tanto para o ser humano como para o sagui.

Comunidade de animais

Com o tema do trimestre sendo Comunidade e, diante da descoberta e do aprendizado sobre os saguis, a Escola resolveu aderir à campanha do Jardim Botânico e surgiu, então, a campanha “Sagui na FourC”. Por meio dela os alunos realizaram pesquisas sobre a comunidade de animais silvestres e conheceram os procedimentos corretos no caso de aparecimento desses animais. O objetivo foi informar os estudantes, mas também uma oportunidade de ampliar o conhecimento deles e entender os motivos que geraram esses procedimentos.

As professoras do ciclo Fundamental I desenvolveram o assunto de forma interdisciplinar. Dentro do tema do trimestre os alunos debateram sobre a comunidade de animais silvestres e participaram de uma roda de conversa e rotinas de pensamento utilizando cartazes informativos. Em Ciências, estudaram os habitats e necessidades dos seres vivos abordando também os saguis. Em Português, na escrita interativa, dentro dos estudos sobre o gênero textual notícia, os estudantes foram desafiados a redigirem uma notícia sobre a interação entre saguis e seres humanos, trazendo o conhecimento adquirido sobre o assunto em outras disciplinas.

Os alunos do ciclo participaram também de uma palestra informativa online ministrada pelos técnicos do Jardim Botânico como forma de ampliar ainda mais o conhecimento sobre o assunto e, ao final, tiveram o desafio de partilhar o que aprenderam com seus familiares. “Para concluirmos o assunto, os alunos farão entrevistas com membros da família perguntando se já tiveram contato com animais silvestres e como procederam. Esse bate-papo será uma boa oportunidade para eles compartilharem o aprendizado, explicando os motivos e procedimentos corretos”, explicou uma das professoras do ciclo, Sabrina Santos Rochel Maia.

As professoras do ciclo destacaram ainda a relevância do assunto, em que os alunos entenderam as diferenças e características de cada comunidade de animais e a importância do respeito às particularidades de cada uma. Além disso, foi promovida uma reflexão quanto às ações de degradação dos ecossistemas, para que, no futuro, a sociedade planeje alternativas saudáveis para a convivência harmoniosa de animais e seres humanos.

Do Infantil ao Ensino Médio

A campanha se estendeu por toda a Escola e assim, a FourC, em conjunto com o Jardim Botânico estão desenvolvendo uma série de atividades envolvendo todos os ciclos da Escola, visando refletir a respeito dos motivos que os levam a buscar alimento na escola e nas casas da região, assim como os possíveis malefícios que esta aparentemente inocente convivência pode trazer a ambos, humanos e animais.