Alunos do Ensino Médio participam de workshop de medicina na USP

No dia 04 de junho, os alunos do Ensino Médio da FourC Bilingual Academy tiveram a oportunidade de participarem do Workshop de Medicina promovido pela USP de Ribeirão Preto. Os estudantes do Ensino Médio que se interessam pela área puderam visitar o campus da universidade para trocar experiências com professores e alunos para conhecer o curso e a vida em uma faculdade.

A ação faz parte do programa de Orientação Vocacional da FourC realizado no Ensino Médio. Como forma de apoiar os alunos durante este período de escolhas, a Escola realiza com os alunos da 1ª a 3ª série do ciclo um programa de orientação vocacional que contempla várias ações como: bate-papo com profissionais atuantes no mercado, visita as faculdades, análises de desempenho em simulados e projeções sobre como avançar em direção aos objetivos almejados, além do diálogo individual do aluno com a equipe de orientação vocacional da FourC, com a aplicação de testes vocacionais, orientações com psicólogos e análise das áreas de maior interesse.

A ida ao Workshop foi uma oportunidade enriquecedora ao inserir os estudantes nas atividades, rotinas e compromissos curriculares da Medicina. O Workshop conta com uma palestra realizada por docentes da FMRP-USP, um momento para tirar dúvidas sobre a faculdade e os vestibulares e nove aulas com temas do ensino médico. As aulas são ministradas por alunos da Faculdade de Medicina com devido auxílio e supervisão de docentes, residentes e técnicos de laboratório de cada disciplina: medicina legal, anatomia, patologia, primeiros socorros, ginecologia e obstetrícia, vida universitária, cirurgia, semiologia e ortopedia.

“Ao longo do dia, tivemos uma imersão em diversas áreas da medicina. Essa oportunidade foi decisiva para minha escolha pessoal sobre o curso que vou seguir profissionalmente. Fiquei apaixonada pelo que vi e confirmei que é o que eu quero mesmo!”, disse Laura Paranhos Benjamin Negherbhon, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

Laura ainda contou que a experiência do Workshop confirmou algumas expectativas sobre áreas que já despertavam seu interesse, como a neuroplasticidade, que se refere à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se ao longo do seu desenvolvimento e das experiências da pessoa. “Já fiz projetos, aqui na FourC, sobre neuroplasticidade, porque é um assunto que me chama atenção. No Workshop na USP foi abordado esse tema também e confirmei que, realmente, é algo que gosto bastante de estudar”, relatou.

Além dessas atividades, os estudantes tiveram uma palestra com uma médica, que contou sua experiência e em um bate-papo deu dicas para ser um bom profissional. “Aprendemos muito na palestra e ainda pudemos conversar com os estudantes de lá sobre o curso. Essa troca foi muito rica. Adorei! Estamos terminando o Ensino Médio e realmente surgem muitas dúvidas sobre a escolha de profissão que vamos seguir. Essa oportunidade que a Escola nos proporcionou foi ótimo para entender e vivenciar a medicina”, destacou.

A coordenadora do Ensino Médio, Suelen Batista reforça sobre a amplitude do programa aplicado na FourC e da vivência dos alunos na USP. “O Ensino Médio é uma fase importante para que os adolescentes se conheçam, percebam suas individualidades e se preparem para as escolhas e os desafios da vida adulta em qualquer parte do mundo, por isso a orientação vocacional é um processo de descobertas e desenvolvimento de habilidades. Ter essa experiência real sobre o curso de medicina é algo enriquecedor, uma imersão real”.

Sobre o Workshop

É um evento organizado integralmente por alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP dirigido ao público adolescente, atingindo alunos do Ensino Médio e pré-vestibulares.

É um curso teórico-prático com o objetivo de promover o contato destes estudantes com o ensino e a prática médica, esclarecendo dúvidas e auxiliando, assim, o importante passo de suas vidas que é a escolha de uma profissão.

Mais informações: https://www.workshopdemedicina.com.br/