Alunos do Ensino Médio conquistam 25 medalhas em competições de matemática

O ano de 2022 encerrou com os alunos do Ensino Médio conquistando 25 medalhas em competições nacionais e internacionais que envolvem a matemática.

Na Singa Math, competição internacional desenvolvida pelo Ministério de Educação de Singapura, referência em matemática, a escola conquistou no total 8 medalhas. Na categoria ouro os medalhistas foram: Thiago B. Zopone (1ª série) e José Antonio Guimarães Iacobucci (3ª série). Além deles, conquistaram medalha de bronze: Rafael Alexandre Coelho (3ª série), João Rafael Aiello Garcia (3ª série)  e Marco Antonio Pereira da Silva Filho (2ª série) e, receberam a honra ao mérito, os estudantes Rodrigo Antonio de Melo Venegas (3ª série), Guilherme Medeiros Name (3ª série) e Isabela Albuquerque Storniolo (1ª série).

O aluno do Thiago Buzalaf Zopone (1ª série) conquistou o quinto lugar na 28ª ORMUB 2022 – Olimpíada Regional de Matemática da Unesp de Bauru.  O aluno também foi medalhistas em mais quatro competições internacionais, são elas: Copernicus International Mathematics Olympiad (3º lugar), DOKA (Competição Internacional de Resolução de Problemas Matemáticos – medalha de Bronze), AMT (Australian Maths Trust – medalha Bronze) e AMO (American Mathematics Olympiad – medalha ouro). Vale destacar que, na AMO, Thiago conquistou o 1º lugar no Brasil e o 40º lugar do mundo.

Os alunos da 3ª série Rafael Alexandre Coelho e Thiago B. Zopone trouxeram também medalhas de honra ao mérito e bronze na 17ª OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e privadas, que teve seu resultado divulgado no último dia 20 de dezembro.

Outra competição que envolve matemática e que também teve a adesão dos estudantes foi a Olimpíada Canguru de Matemática. Só do Ensino Médio foram 10 medalhas, sendo: medalha de ouro, Thiago B. Zopone (1ª série); medalhistas prata, Marco Antonio Pereira da Silva Filho, João Lucas Aiello Garcia, José Antonio Guimarães Iacobucci e Júlia Dorini Leme; medalhista bronze, Isabella A. Storniolo e de honra ao mérito os alunos Pedro F. Bonora, Sofia S. Neme, Rodrigo Antonio de Melo Venegas e João Rafael Aiello Garcia. A competição está presente em mais de 80 países e conta com uma prova baseada em raciocínio lógico, sendo dividida em níveis, nos quais os mais de seis milhões de alunos espalhados pelo mundo testam o seu conhecimento na área.

Para a professora de Matemática da FourC, Renata Gois, essas oportunidades proporcionam aos estudantes a busca pelo conhecimento. “A FourC incentiva os alunos a se desafiarem, ampliando a visão de mundo, proporcionando o desenvolvimento de diversas habilidades que vão além do ensino em sala de aula, como: trabalho em equipe, planejamento, resolução de problemas entre outros. Valorizamos o processo, o desafiar-se, pois acreditamos que esse é um aprendizado que eles levam para toda vida!”, destacou.