Alunos atuam como diplomatas em evento de simulação da ONU


O Modelo das Nações Unidas é um evento realizado anualmente pela FACAMP e o único afiliado à Federação Mundial das Associações das Nações Unidas.

 

Pelo primeiro ano, os alunos do Ensino Médio da FourC Bilingual Academy participaram do FAMUN (FACAMP Model United Nations), realizado de 2 a 5 de setembro, na FACAMP (Faculdades de Campinas). Organizado pelo curso de Relações Internacionais e realizado pela FACAMP, a edição 2022 teve o tema: “Estamos aqui: o futuro é agora”.

O evento anual reúne estudantes do Ensino Médio e Superior de várias instituições e é uma simulação das Nações Unidas, ou MUN – Model United Nations, com comitês e conselhos, assim como acontece nas reuniões da ONU. Os alunos atuam como se fossem chefes de Estado e de Governo, ministros e diplomatas.

Os estudantes da FourC que participaram foram: Ana Carolina T. Magalhães, Pedro Santos, Ray Forbes e Caio Silva, todos da 3ª série do Ensino Médio. Eles foram acompanhados da coordenadora de High School da Escola, Roberta Mayumi e do professor Miguel Martinez.  

A FourC acredita e apoia seus alunos a se arriscarem, participando de competições nacionais e internacionais como oportunidade para desenvolverem habilidades necessárias no século XXI. “O FAMUN é uma forma prática de aprender sobre negociações internacionais, participar de debates multiculturais, praticar oratória e escrita, além de estimular o pensamento crítico e criativo para a solução de problemas globais como: direitos humanos, saúde e meio ambiente”, destacou Roberta.

O evento teve como língua oficial o inglês mas haviam alguns comitês em português, contribuindo com os alunos que não eram de escolas bilíngues públicas e/ou privadas. Participaram mais de 300 estudantes de todo país. No nível universitário, haviam comitês em inglês, português e espanhol. O FAMUN contou com atividades prévias, via Zoom, no mês de agosto, com a participação de funcionários da ONU, especialistas nos temas discutidos, que forneceram informações sobre cada tópico, com feedbacks reais após as apresentações.

Os temas de debates deste ano foram: o Debate Aberto sobre Vacinas de COVID-19 em Contextos Afetados por Conflitos (discutido pelo Conselho de Segurança) e ainda trouxe uma simulação do conselho da juventude, com a participação de vários ONG’s do mundo todo, para discutir o tema “Juventude e Mudanças Climáticas”, abordando questões de meio ambiente e sustentabilidade, além de uma simulação histórica, a Rio-92, como uma homenagem aos 30 anos da Conferência realizada no Rio de Janeiro no início da década de 1990.

“A simulação apresentada no FAMUN foi uma experiência única, uma vez que tivemos uma chance de conhecer como uma reunião da ONU realmente acontece. Participar nos fez preparar, pesquisar e discursar sobre temas de imensa importância e atualidade, desenvolvendo com maior profundidade nosso conhecimento e também habilidades, como a de discursar em público. A experiência como um todo foi extremamente enriquecedora e interessante. Fizemos amizades com os outros participantes”. Ana Carolina T. Magalhães, aluna da 3ª série do EM.

 

Sobre o FAMUN

O FAMUN – FACAMP Model United Nations foi criado em 2013 com o objetivo de proporcionar aos estudantes brasileiros uma experiência acadêmica inovadora. Ao desempenhar as funções de Chefes de Estado e de Governos, Ministros e Diplomatas, os participantes discutem questões de grande relevância internacional. É uma oportunidade para os jovens trocarem ideias e criarem soluções para problemas globais.

O FAMUN é o único evento afiliado ao WIMUN (WFUNA International Model United Nations) da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA, na sigla em inglês) e por isso sua organização segue o padrão internacional deste tipo de programa.

+ There are no comments

Add yours