Um doce negócio: alunos nos desafios do empreendedorismo
Os conhecimentos trabalhados nas aulas de empreendedorismo foram colocados em prática pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O desafio foi criar uma empresa na área da alimentação. Mais especificamente, uma doceria.
Os estudantes organizaram-se em grupos e puderam escolher as receitas que desejavam desenvolver. Entre os doces, foram produzidos brigadeiros, cupcakes, cookies e brownies. Mas a atividade foi além da produção, já que tiveram que pensar em todas as etapas de criação de uma empresa.
Antes de colocar a mão na massa, os alunos prepararam o business plan (plano de negócios). “Eles desenvolveram a parte de marketing, como a criação do logo e do nome da empresa. Depois, também pensaram nas implicações financeiras. Por exemplo, planejar quanto seria necessário para abrir uma empresa (loja física), e todos os custos que envolvem um novo negócio. Além, é claro, da pesquisa de mercado para conhecer as demandas locais”, explica a professora de empreendedorismo Ana Cláudia Graciano.
Para ajudar nessa preparação, a FourC ainda realizou o “Meet the Entrepreneur” (Conheça o Empresário) com a proprietária do “L’Atelier Sucré”, Deborah Franciscato, que trabalha com receitas de inspirações francesas e americanas. Também trouxeram suas experiências Vanessa Fredel e Daphne Del Carlo, fundadoras da Marshmallow.
“Os alunos participaram com perguntas, como custos de produção, o que é necessário planejar antes de abrir um negócio, o marketing, entre outros. Várias dúvidas sobre o dia-a-dia de uma empresa também surgiram e foram esclarecidas pelas empresárias que são experientes no assunto”, conta a professora.
O trabalho de conclusão do trimestre será apresentar o business plan e também vender os produtos, o que permitirá aos alunos “viver na pele” os desafios reais de uma empresa.
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