SFL: momento de reflexão e fortalecimento das habilidades e competências socioemocionais


Na FourC, as habilidades e competências socioemocionais são trabalhadas de forma interdisciplinar, no dia a dia dos alunos, além disso, eles também participam de aulas semanais, chamadas de Skills for Life (SFL) em que se dedicam a desenvolver técnicas para fortalecer essas habilidades e competências. 

Abordando o tema do trimestre Identidade, na plataforma FourC Students, os alunos exploraram o passado, para que esse conhecimento pudesse colaborar na compreensão do presente. Se queremos saber como e por que nosso mundo é hoje em dia, seja na política, música, comida, moda, tecnologia, etc., precisamos procurar respostas no passado.

Entender o passado traz ideias sobre nossas e outras culturas, aumentando a consciência e a empatia. Todas as gerações são marcadas com eventos inesquecíveis, por exemplo, o que estamos vivendo agora (pandemia) e outros no passado, como 11 de setembro, guerras, clones, internet etc. 

Diante desse contexto, os alunos buscaram informações e fatos relevantes sobre o passado da sua família: como foi a infância dos pais e avós? Quais fatos foram relevantes e marcaram suas épocas? Você notou que os gostos e as tendências mudaram?

Depois dessa pesquisa em família, repleta de grandes descobertas, eles fizeram entrevistas e colagens sobre a infância dos pais a avós. Em seguida fizeram um quadro de sua preferência para analisarem o contraste entre gerações, o autoconhecimento, possibilitando que eles façam a compreensão do que é ‘moda’ e ‘tendência’ nos dias de hoje. 

Desta forma, proporcionamos aos alunos uma análise e observação de que somos produtores de cultura e também influenciados pela cultura que nos rodeia. E assim estamos, aos poucos, construindo a nós mesmos. Confira alguns trabalhos dos alunos (galeria)!

Entenda o SFL

Os alunos aprendem a colocar em práticas as melhores atitudes para: controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outras. 

As aulas são realizadas por meio de conversas, analogias e atividades lúdicas, estas aulas desenvolvem habilidades fundamentais para a vida. 

Empatia, objetivos, determinação, autoconhecimento, sentido de vida, convívio social, trabalho em equipe, compromisso com o coletivo e autogestão são algumas habilidades desenvolvidas e fortalecidas. 

 

+ There are no comments

Add yours