Setembro amarelo: palestras sobre bullying e cyberbullying e acolhimento socioemocional

Setembro é o mês nacional de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental. Assim como uma forma de conscientização da sociedade sobre o tema, surgiu a campanha nacional setembro amarelo. Na FourC, a psicóloga escolar Luciane Costa está realizando várias ações que se estendem do Primário II ao Ensino Médio. Uma delas são as palestras sobre prevenção e combate ao Bullying e Cyberbullying ministradas pelo bauruense Pedro Lippe, mestre em Direito, cofundador da ABRAPEB – Associação Brasileira de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying e criador da página no Instagram, “Conhecendo Bullying”.

Segundo a psicóloga, o bullying é uma das maiores causas de adoecimento dos adolescentes e, com a pandemia, o cenário virtual tornou-se ainda mais presente na vida dos alunos, com isso, entre tantos impactos, a mudança também abriu margem para o crescimento do cyberbullying.

“O bullying e o cyberbullying podem ser formas de uma violência silenciosa, que nem sempre chega ao conhecimento de pais e/ou responsáveis, por isso a importância do aluno detectar essa agressão e saber como proceder”, reforçou Luciane. Além do conhecimento sobre o tema, a psicóloga reforça a realização de outras ações voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes. “Trouxemos a palestra e aplicamos um questionário com os alunos do Primário II ao Ensino Médio para acolhimento emocional. Além disso, os professores têm realizado atividades em sala de aula abordando os temas saúde mental, bullying e cyberbullying por meio de atividades interdisciplinares”, contou a psicóloga.

A FourC também disponibiliza aos alunos momentos para uma conversa e/ou orientações com a psicóloga, caso desejem.