Seis semanas: momento de adaptação e novos aprendizados

A volta às aulas de 2021 trouxe expectativas e várias novidades. Este ano, além da turma nova, dos novos professores, os alunos ainda tiveram a atenção voltada às modificações relativas aos protocolos de biossegurança. As ações realizadas nas primeiras semanas dentro desse novo ambiente são fundamentais para a adaptação dos estudantes. Por isso, a Escola realiza todo ano esse período onde o diálogo entre professor e aluno é essencial na construção de um ambiente de aprendizado organizado, cooperativo e estimulante.

Há estudos que certificam que 22 dias de uma rotina faz com que ela se torne um hábito. A metodologia traz resultados significativos retratados no livro “The First Six Weeks of School” (As seis primeiras semanas de escola), escrito pelas educadoras Paula Denton e Roxann Kriete. Na FourC, chamamos esse período de ‘6 Semanas’, um momento onde o professor e aluno estabelecem juntos as expectativas para o ano letivo e fazem os ‘combinados’ que proporcionam uma convivência no ambiente escolar. Por meio dessas ações é possível fortalecer os vínculos e inicia-se a construção da nova comunidade de aprendizes.

“Eu gosto da escola, de ver meus amigos, brincar no parque. A gente tem que usar máscara, lavar as mãos e brincar mais longe, mas é divertido também! Quando eu chego em casa tem que tomar banho e trocar de roupa. Fazendo tudo certinho pode brincar sempre”. Henrique – Infantil 2 D

“As adaptações aos protocolos estão bem tranquilas e traz segurança pra gente. Nesse período de seis semanas a gente revê as rotinas da Escola e, agora, os protocolos também. Foi bom ter voltado às aulas. Estou gostando bastante do Fundamental II e também de rever os amigos e ter esse contato social com os devidos cuidados”. Letícia, 6º ano B.

No dia-a-dia

Na prática, por meio do diálogo, os professores organizam as rotinas juntamente com os alunos, focando nos pilares da FourC (4 C’s – Comunidade, Pensamento Crítico, Colaboração e Cidadania) e nas Habilidades Executivas que são necessárias durante toda a vida.

Os conceitos trabalhados juntos com as atividades escolares permitem a prática de bons hábitos, não só dentro da sala de aula, mas habilidades que são aplicadas no dia-a-dia. Os alunos aprendem a se organizar e a organizar o ambiente, a trabalhar em grupo, a pedir e dar ajuda quando necessário, a ter responsabilidades com as tarefas, a se planejar e a manter a disciplina para que tenham um ambiente coletivo harmonioso. Assim, eles são estimulados para se tornar cidadãos melhores, conscientes de suas atitudes e dispostos a aprender.

A diretora de Ensino, Juliana Storniolo cita como um exemplo prático, o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. “Agir com autonomia dentro da educação é a habilidade de governar a si mesmo com a consciência das necessidades individuais, mas também coletiva. Com isso, estimulamos a consciência de liberdade do aluno em suas escolhas e a busca pelo ‘lifelong learning’, incentivando-os a aprofundarem o conhecimento por meio de pesquisas nas mais diversas áreas”.