Projetos do Fundamental II unem criatividade e inovação

“Se você pudesse investir seu tempo para estudar sobre qualquer coisa, o que você escolheria?”

Foi com essa frase instigante que os alunos do Fundamental II da FourC Bilingual Academy deram início aos projetos do trimestre. Depois do tema escolhido, os estudantes determinaram suas questões essenciais, debateram ideias, fizeram várias pesquisas e assim foram construindo o produto final como forma de apresentar suas pesquisas e descobertas.

Os resultados foram bem interessantes! Baseadas nas pesquisas que fizeram, surgiram inúmeras criações que permeavam desde um Escape Room baseado em uma cena de crime, ou um experimento social, no qual as pessoas estavam submetidas a aplicação de um teste chegando até mesmo na produção de um Lip Balm vegano.

Além desses, há outros projetos igualmente interessantes e inovadores e que exigiram dos estudantes muita criatividade!

Para dar o suporte aos alunos e também como forma de conhecer os professores tutores, foi  montado  um painel, no  corredor das salas de aula, no estilo de  jogos  de cartas “Super Trunfo”. Desta forma, os alunos puderam escolher seus facilitadores conferindo se o seu tema escolhido combinava com área de conhecimento e interesse do professor.

Um outro desafio proposto a eles foi de que o projeto teria que conter criatividade e inovação.

“A FourC traz a cada trimestre um novo desafio aos alunos por meio dos projetos. É um momento rico de aprendizado e desenvolvimento de autonomia e de habilidades como, trabalho em grupo, resolução de problemas, busca pelo conhecimento entre outros”, destacou Flávio Palamin, professor de História e tutor de Projetos.

CONHEÇA ALGUNS PROJETOS:

Experimento Social – Aprisionamento de Stanford

O grupo formado  pelos alunos Heitor Carvalho, Thiago  Razera e Enzo Trevisan, do 8º ano,  desenvolveram o  seu  próprio experimento social. Com base nos experimentos realizados pelo professor de psicologia social Philip Zimbardo, em 1971, na Universidade de Stanford, os estudantes colocaram duas pessoas em salas separadas e, por cinco rodadas, foi disponibilizado a elas balas de verdade e mentira. A cada rodada eles faziam a escolha

Com base nas ações das pessoas e por meio dos resultados coletados, os alunos puderam entender como funciona a mente humana, em comportamentos de cooperação ou não.

“Montamos uma estrutura em dois laboratórios do Fundamental  II, com câmeras  para realizar o  experimento. Até criamos uma ambientação específica, com caixas de som que passavam as orientações com um modulador de voz do  Enzo. Tentamos fazer com que os participantes não soubessem quem era o outro aluno na sala. Gostamos dessa experiência e pudemos aprender muito sobre esse tema”.  Heitor, Thiago e Enzo.

Lip Balm –  Vegano

Manuela Mantovani e Valentina Sanches, do  6º ano, investiram nas pesquisas sobre cosméticos e o resultado foi o desenvolvimento de um lip balm  feito da forma mais natural e vegana possível. A ideia das alunas é, quem sabe, investir no empreendimento.

“Escolhemos um assunto que gostamos e temos interesse em estudar. Nosso desafio foi  achar sites confiáveis para fazer o  lip balm. Tentamos fazer o produto da forma mais natural possível e, para isso, escolhemos ingredientes de qualidade. No dia da nossa apresentação vamos mostrar a nossa empresa, a MV e também estamos pensando em vender os produtos que fabricamos”. Manuela e Valentina – 6º ano

Estudo sobre criminologia – Escape Room

Já as alunas Giovana Trecenti e Sofia Melo, do 8º ano resolveram estudar  sobre criminologia e, como produto  final, apresentaram uma escape room, onde os visitantes, ao adentrarem em uma sala,  se deparavam com várias pistas e a proposta era solucionar um caso de assassinato.

“Gostamos muito de estudar sobre as ciências forenses e a psicologia criminosa. Fizemos um grande trabalho de pesquisa. Foi realmente um aprendizado e, transformar tudo que aprendemos em um escape room representou um desafio em função do  projeto,  que era grandioso e muito elaborado. Em nosso aprendizado tivemos que lidar com a lógica e elementos de interpretação para fazer as conexões com o que aprendemos. Todo esse conteúdo se transformou nas pistas para solucionar o crime”. Giovana e  Sofia

A cultura na moda – A arte que se transforma em roupa

As alunas do  7º ano Ana Vanelli e Julia resolveram ir a fundo para saber um pouco mais sobre o mundo dos estilistas, mais precisamente sobre a cultura da moda. Muito mais do que falar sobre o  glamour deste universo, elas se atentaram também para algumas polêmicas que ocorrem dentro deste mundo. Como produto final, além de um cartaz, as “alunas estilistas” costuraram uma pequena roupa.

“Resolvemos pesquisar sobre a moda porque é um assunto que a gente gosta. Pesquisamos sobre a cultura da moda e algumas polêmicas que acontecem nesse mundo. Tivemos que usar nossa criatividade, nossas habilidades, além de exercitar a flexibilidade, trabalhar com organização, planejamento e, claro, costurar”. Ana Vanelli e Julia