Produtos criativos: forma de aprendizado interdisciplinar

O ano de 2020 foi de adaptações, inovações, novos desafios e muito trabalho. Na FourC os alunos do Fundamental II vivenciaram no segundo semestre (nos trimestres dos meses de agosto e novembro) uma nova forma de avaliação interdisciplinar que resultou em um produto criativo, unindo o pensamento interdisciplinar, estabelecendo conexões e mobilizando conhecimento, habilidades e atitudes na resolução de problemas. A avaliação interdisciplinar é uma das formas que compõem a nota final do trimestre.

A coordenadora do ciclo, Marina Bianco explicou que os professores lançaram uma questão (essention question) que apoiou os estudantes nos estudos, pesquisas, criação e elaboração do produto. “Para responder a essa pergunta, os alunos foram desafiados a pesquisarem e se aprofundarem para depois criar um produto que sintetizasse o aprendizado nas diversas disciplinas (Matemática, Ciências, Geografia, História e Linguagem) estimulando assim, o pensamento interdisciplinar e global”, comentou Marina.

O que é um produto interdisciplinar?

A ideia do produto interdisciplinar surgiu mediante a análise feita pelo time de educadores do ciclo de que a prova interdisciplinar, aplicada trimestralmente, não atingiria os objetivos, considerando as características da nova realidade de aprendizagem a distância.

A palavra “produto” foi escolhida por já ser usada pelos alunos quando se referem a uma evidência produzida por eles de forma mais criativa. Já a palavra “interdisciplinar” faz referência ao fato de esse produto demandar a mobilização de conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas.

Partindo do tema do trimestre e das essential questions os alunos iniciaram os trabalhos e depois de muitas pesquisas e descobertas, acionaram a criatividade e criaram o produto, retratando o que aprenderam. Surgiram várias opções de produtos: poemas, narrativa, artigos de jornal, história em quadrinhos, entrevista, monólogo, reportagem, revista, jogo, documentário, vídeos, podcasts, músicas, dramatizações, programas de rádio, televisão, entre outros.

“Esse tipo de atividade traz o conhecimento interdisciplinar e desenvolve nos alunos habilidades de resolução de problemas, planejamento, pensamento crítico e a busca pelo conhecimento. Essas habilidades serão aplicadas por eles durante toda a vida”, destacou Marina.

Produtos

Essa foi uma das evidências que integraram a avaliação trimestral do ciclo nos dois trimestres, nos meses de agosto e novembro. Em agosto o tema trimestral que norteou as essential questions foi Invenções e Descobertas e, em novembro, foi Mudanças.

Confira alguns dos produtos criativos dos alunos: