Primário II – Projetos individuais 1º trimestre


Na FourC, uma das formas de promover o aprendizado interdisciplinar é por meio de Projetos. Do Ciclo Primário II até a 2ª série do Ensino Médio os alunos desenvolvem e apresentam suas descobertas em inglês.

Os estudantes buscam, de acordo com o tema e o conteúdo trimestral, um assunto de seu interesse e levantam suas próprias questões. É um momento de aprendizado mútuo e compartilhamento de conhecimento. O aluno é avaliado em todo o processo, desde a pesquisa até a apresentação e a participação durante a apresentação dos colegas.

Neste primeiro trimestre, com a aprendizagem a distância, os alunos tiveram mais um desafio: desenvolver e compartilhar o aprendizado do projeto no cenário online.

PRIMÁRIO II

O Primário II abordou a “Identidade do Brasil” aprofundando o conhecimento sobre a diversidade cultural, geografia e biodiversidade do nosso país. Uma das professoras e tutora de Projetos, Ms. Karina Silva ressaltou a importância do aluno conhecer o próprio país e a diversidade cultural, para depois ampliar o conhecimento para outras culturas, países e civilizações. “Conhecer a cultura do país onde vive faz com que o aluno conheça primeiramente o ‘eu’ para depois o olhar para o ‘outro’ e, desta forma, desenvolve a empatia e a valorização da sua própria cultura e do próximo. A cultura faz parte da identidade do país”, esclareceu a professora. 

Dentro dos três grandes temas – geografia, cultura e biodiversidade – os alunos foram desafiados a pesquisar vários aspectos em cada região do Brasil: sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste.

Em Geografia, as pesquisas foram relacionadas a população, território, hidrografia, fronteiras, economia, clima, bandeira, cidades e capitais. 

Já em biodiversidade pesquisaram sobre os animais e as plantas, levantando os Top 10 da região. “Eles pesquisaram sobre os biomas, analisando que cada região tem fauna e flora com características diversas além de animais que, em alguns casos, recebem nomes diferentes em localidades diferentes”, explanou a professora.

E, em cultura, eles descobriram as músicas, ritmos típicos de cada região, as manifestações culturais, danças e festas. “Além de toda essa riqueza de conhecimento sobre o Brasil, os alunos também tiveram contato e descobriram a diversidade gastronômica, frutas e pratos típicos de cada área”, complementou Karina. 

Durante o processo, os professores apoiaram os alunos em videoconferências semanais, levantando questionamentos, fazendo perguntas e ajudando nas preparações para o projeto. 

 

 

Todos os alunos realizaram todo o processo do projeto: pesquisa, construção do script e o produto criativo. 

Depois do script feito e o projeto pronto com recursos visuais, os alunos apresentaram por videoconferência aos tutores. 

Os professores editaram os vídeos e disponibilizaram por região na plataforma FourC Students. Todos os alunos foram convidados a assistir os vídeos de regiões que não haviam estudado e também, a deixar comentários na plataforma sobre o que mais chamou atenção, o que mais os surpreendeu e fizeram o comparativo com a região estudada por eles. 

O professor de Geografia do Fundamental II, Rodrigo Rafacho também apoiou os professores do Primário II com consultoria durante todo o processo dos projetos. 

+ There are no comments

Add yours