Práticas no ambiente online apoiam processo de leitura e escrita

Na FourC, o processo de leitura e escrita envolve várias etapas. O desenvolvimento dessa competência é um processo que se inicia desde o ciclo Infantil e se desenvolve em todo caminhar acadêmico do aluno. A habilidade de escrever se adquire junto com a de ler e, com a aprendizagem a distância, foi necessário muita criatividade no processo.

Na Escola as salas são multi-idades, o que permite aulas colaborativas e dinâmicas, tudo isso pois acreditamos que, quanto mais cedo a criança for estimulada e convidada a ambientes de aprendizagem, melhor será seu desenvolvimento. Dentro desse conceito, os alunos do Primário I ( alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I), no ambiente presencial realizam as atividades em grupos maiores (sala toda), em pequenos grupos, e de forma individualizada, atendendo as necessidades de desenvolvimento de cada um.

Quando houve a mudança para a aprendizagem a distância, a Escola se deparou com um desafio: como manter a aprendizagem respeitando os diferentes níveis de leitura e escrita dos alunos no ambiente virtual? Foi então que surgiu a ideia dos professores e da coordenação com os módulos de leitura e escrita em níveis: emergentes (fase pré-silábica), iniciantes (silábica e silábica-alfabética) e fluentes (alfabética).

E, para deixar mais atrativo e engajar os alunos no aprendizado, os professores elaboraram times com cores diferentes: emergentes (roxo), iniciantes (marrom), fluentes (cinza).

A coordenadora pedagógica do Fundamental I, Ana Paula B. Lilly comenta que, várias atividades realizadas no presencial estão sendo mantidas no online, como por exemplo, a escrita do diário (onde os alunos fazem um resumo diário da leitura); a leitura dos professores com os alunos; as músicas e o ‘news’ (atividade em que os alunos contam uma notícia abordando o vocabulário com o apoio dos professores).

Como funciona?

Durante a semana, o aluno tem na plataforma FourC Students um vídeo do professor explicando os desafios da semana. Existem videoconferências entre os alunos e o professor, nesse momento são trabalhadas a modelagem da escrita, a escrita coletiva, leitura, News, entre outras atividades. Durante os demais dias da semana, são realizadas outras atividades no módulo, complementando a aprendizagem. As videoconferências são realizadas cada dia com um time diferente.

“Esse olhar aos diferentes níveis é muito importante. Na FourC, o aluno é acompanhado em todo o processo e o professor utiliza estratégias diferentes para cada nível, de forma individualizada, apoiando o aluno para que atinja o próximo nível de aprendizagem. É importante também ouvir os pais e ver como está sendo o desafio em casa, para que o professor possa fazer os ajustes individualizados. Realizamos videoconferências personalizadas, quando necessário”, explicou Ana Paula B. Lilly.

Na plataforma, para o grupo de fluentes por exemplo, há a escrita coletiva, onde baseado em uma história a professora desafia os alunos a desenvolverem um texto. “É uma maneira de estimular a criatividade com histórias, cenários e o contexto, sempre atentos para que tenha um começo, meio e fim. Está sendo uma experiência maravilhosa!”, compartilhou uma das professoras do ciclo, Ms. Sabrina Santos Rochel Maia.

Já no grupo que está no processo de alfabetização (os emergentes), o módulo é importante para que a criança faça o acompanhamento da leitura com o professor. Nesse caso, o professor faz a leitura e depois faz uma pausa para a criança ler em casa. Todo os módulos são realizados em inglês e português.

Writing Process

Na FourC a escrita é realizada em um processo chamado Writing Process. Ao escrever um texto, o aluno vai passando por um processo de aperfeiçoamento do seu trabalho. O processo se inicia com uma ‘tempestade de ideias’ e, a partir daí, várias versões são feitas chamadas de 1º rascunho e 2º rascunho. Um exercício de refinamento até o aluno chegar à edição, fase em que realiza a limpeza do texto, com as correções de gramática e ortografia e, em seguida, ocorre a publicação.