Plantas que “transpiram”: meteorologia e ciclo da água

Dentro do tema do terceiro trimestre, “Poder”, os alunos do Primário II estão estudando clima e tempo e realizaram uma experiência para compreender o processo de evapotranspiração das plantas.

“Trouxemos um vasinho de planta, regamos e colocamos um plástico vedado nele. Levamos ao sol e, em poucos segundos, a planta já começou a ‘transpirar’ ali dentro”, explica a professora Jamile Silva. Os alunos puderam perceber por meio de um experimento científico o processo de evapotranspiração das plantas.

Durante a experiência, eles registraram tudo o que estavam observando e fizeram conexões com o conteúdo trabalhado em sala de aula.

O assunto seguinte foi a Floresta Amazônica, uma das mais importantes fontes de chuva da nossa região. Por meio das discussões em sala de aula e desta experiência, os alunos perceberam a importância da floresta para a manutenção do tempo atmosférico e da relação da evapotranspiração das plantas na formação das chuvas.

“A ligação da experiência com o conteúdo é uma forma de aprendizado que estimula os alunos a fazerem conexões e isso é um aprendizado para a vida!”, ressaltou a professora.

Os alunos do ciclo estão estudando também os instrumentos meteorológicos e o tempo atmosférico de forma geral. Além disso, realizam registros diários de aspectos atmosféricos como temperatura, pluviosidade e umidade.