Os recursos hídricos e a sociedade


Dentro do tema do trimestre Sistemas, os alunos do 6º e 7º anos trabalharam de forma interdisciplinar com a proposta de analisar como a sociedade pode usar os recursos hídricos de forma sustentável. Para isso, eles realizaram pesquisas e fizeram várias rotinas de pensamento para refletir sobre o tema. 

E, para enriquecer ainda mais o aprendizado, os estudantes fizeram um estudo de meio na fazenda Jaguacy, em Bauru. O local é conhecido pela produção do abacate avocado. A oportunidade trouxe o debate interdisciplinar sobre o ciclo da água, além de conhecerem as plantações e todo o sistema de produção do local. 

 

 

 

 

 

 Durante a visita, os alunos foram registrando todo o aprendizado e também tiraram dúvidas. As perguntas traziam aspectos geográficos do local e sobre o ciclo da água. Eles também refletiram sobre os conhecimentos que já tinham a partir do que aprenderam em sala de aula e conectaram com as descobertas que fizeram durante a visita na fazenda.

“Eles viram de onde vem a água usada na irrigação dos abacateiros, como o clima influencia as chuvas, como fazem quando há seca. Ainda visitamos o viveiro das mudas, as plantações, vimos a estação meteorológica, o sistema de irrigação, a parte de embalagens, a fábrica onde a polpa da fruta é retirada. Conseguimos olhar a fazenda sob diferentes perspectivas e conectar com os estudos que realizamos”, detalhou Letícia Biral de Faria, professora de Ciências do Fundamental 2.

E, para continuar as reflexões sobre o tema, os estudantes também foram visitar o DAE/ETA de Bauru e fizeram exposição dos projetos criativos interdisciplinares durante a feira de ciências realizada internamente na escola (Halloween)

+ There are no comments

Add yours