Os espelhos planos e a Física

Quando o assunto é óptica, há vários pontos que despertam o interesse dos alunos, entre eles o da reflexão. Um tema trabalhado dentro desse conteúdo são os espelhos planos. Para desafiar os alunos na busca pelo conhecimento, o professor de Física do Ensino Médio, Neto Storniolo lançou para a 3ª série um desafio: a construção de um periscópio.

“Por meio desse experimento trabalhamos o conteúdo associado aos espelhos planos e também habilidades que, na FourC, entendemos que são essenciais para o desenvolvimento do aluno, como por exemplo, o trabalho em grupo – mesmo que pequenos em razão da pandemia -, a resolução de problemas, a realização de pesquisas e a experiência do aprendizado por meio do prático”, explicou o professor.

TEÓRICO E PRÁTICO
Na FourC, como forma de se adequar às restrições da pandemia e aos protocolos necessários para segurança de todos, as aulas foram planejadas e divididas em três semanas diferentes e por série (A, B e C), contemplando todas as disciplinas, por meio de dois tipos de métodos: presencial e virtual (ensino híbrido). Desta forma, a Escola entende que mantém um melhor aproveitamento de aprendizado dos alunos e interação com todos os professores do ciclo.

O professor de Física explicou que, com o método utilizado pela Escola, as disciplinas de ciências da natureza (Física, Química e Biologia) que realizam atividades práticas com os alunos puderam manter o processo de aprendizagem – conteúdo e vivências – atendendo aos protocolos de biossegurança necessários neste momento.

“Neste ‘rodízio’, conseguimos trabalhar com os alunos no online, apoiando em pesquisas sobre o assunto e passando o conteúdo da disciplina. Na semana que os alunos vêm pro presencial, eles se arriscam com experiências e descobertas, aplicando o teórico e desenvolvendo outras habilidades que a Escola prioriza também”, comentou Neto.

Você sabe o que é um periscópio?
O periscópio é um instrumento óptico que tem seu funcionamento baseado na associação de dois espelhos planos, separados por certa distância e inclinados 45º. Os raios luminosos provenientes do objeto a ser observado atingem o primeiro espelho que os reflete para o segundo espelho, fazendo com que cheguem aos olhos do observador.
Esse dispositivo é utilizado principalmente em submarinos, pois permite que objetos que estão localizados acima da água sejam observados.

“Estamos estudando método científico com o apoio de uma equipe de professores. Para montagem do periscópio fizemos pesquisas da forma como poderíamos criar o dispositivo e depois planejamos, aliando o conhecimento teórico ao prático. Ao final vamos registrar o método utilizado”. Maria Fernanda Antunes de Souza Freitas

“É uma experiência muito interessante principalmente neste momento de pandemia em que estamos com algumas restrições. A forma com que a Escola disponibilizou as aulas permitiu que a gente se reunisse – mesmo que em pequenos grupos – para experimentos que contribuem muito no aprendizado”. Natalia de Almeida Salles Guedes