Orientação Vocacional: autoconhecimento, autonomia e visão de mundo

Incertezas, projetos, estudos e desafios… Durante o Ensino Médio o adolescente passa por um período de muitas emoções e decisões. Chegar aos 17 anos e ter que escolher qual carreira seguir é um desafio para muitos alunos.

Como forma de apoiá-los durante este período de escolhas, a FourC realiza com os alunos da 1ª a 3ª série do ciclo um programa de orientação vocacional que, mesmo durante a pandemia, está sendo realizado com as devidas adaptações. Entre as ações estão: palestras online com profissionais, tour virtual pelas faculdades (que deverá acontecer nos próximos meses), análises de desempenho em simulados e projeções sobre como avançar em direção aos objetivos almejados, além do diálogo individual do aluno com a equipe de orientação vocacional da FourC, com a aplicação de testes vocacionais, orientações com psicólogos e análise das áreas de maior interesse.

O professor Regis, que integra a equipe de orientação vocacional da Escola explica que, esse leque de ações implantadas pela FourC permite que o estudante amplie o conhecimento de si, de seus interesses, suas fortalezas e fragilidades para que desenvolva o autoconhecimento e autonomia, habilidades necessárias para que possam fazer uma análise da realidade conhecendo as características das profissões, mercado de trabalho e os cursos disponíveis em universidades no Brasil e exterior. “A orientação vocacional na Escola é um processo que traz ao aluno o autoconhecimento, autonomia e permite que ele faça um planejamento pessoal de vida. Isso contribuirá para que ele faça suas melhores escolhas e sinta-se realizado com elas”, ressaltou.

A coordenadora do Ensino Médio, Suelen Batista de Souza e Silva reforça sobre a amplitude do programa aplicado na FourC. “O Ensino Médio é uma fase importante para que os adolescentes se conheçam, percebam suas individualidades e se preparem para as escolhas e os desafios da vida adulta em qualquer parte do mundo, por isso a orientação vocacional é um processo de descobertas e desenvolvimento de habilidades”, destaca.