O Mr. Monster e o alfabeto: o aprender brincando!


Que tal conhecer o nome de todas as letras do alfabeto de uma forma bem divertida? O Infantil II foi desafiado a usar a criatividade e criar o Mr. Monster (Feed the Monster – Alphabet Game)! Isso mesmo! O Mr. Monster é um monstro ‘amigo’ das crianças, alimentado pelas letras do alfabeto. 

Antes de iniciar a brincadeira as crianças relembraram a música “The ABC Song(em inglês) que contém todos os nomes das letras do alfabeto. Assim, durante a diversão, quando o monstro ficar com fome, fica mais fácil encontrar as letras corretas.

Na infância, a melhor forma de aprender é por meio das brincadeiras. São elas que formam o alicerce para o futuro linguístico, de raciocínio, de lógica e de inserção no mundo. Ao criar o Mr. Moster, os alunos utilizam a criatividade, desenvolvem a coordenação motora utilizando diversos materiais na confecção do monstro e aprendem o alfabeto.

Criando o Mr. Monster

Para montar o Mr. Monster os alunos utilizaram materiais que tinham em casa como, por exemplo: caixa de sapato, caixa de leite, sacola de papel, garrafa de plástico e outros materiais que podem ser reutilizados.  É importante pedir o apoio sempre de um adulto para cortar os materiais e, desta forma, promover também momentos divertidos entre pais e filhos.

Depois do monstro pronto, os alunos foram questionados sobre qual a cor do Mr. Monster que eles produziram? Quantos olhos ele tem? O monstro tem pêlos? Ele é grande ou pequeno? O Mr. Monster tem braços? Ele tem alguma roupa ou chapéu? Qual o nome dele?

Além do Mr. Moster, os alunos também confeccionaram em papel as 26 letras do alfabeto. Depois de tudo pronto foi o momento de aprender brincando, revendo as letras do alfabeto e se divertindo!  

“As brincadeiras quando planejadas e com propósito possibilitam de forma lúdica que a aprendizagem se consolide”, ressaltou a coordenadora da Educação Infantil, Carolina Segala.

 Veja alguns dos Mr. Monster dos alunos: 

+ There are no comments

Add yours