NASA e Tynker premiam alunos da FourC

O bauruense Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a viajar para o espaço. E, neste último trimestre, alguns alunos do Fundamental I da FourC uniram a criatividade e os conhecimentos de programação em uma ‘aventura’ na Lua. O desafio “Tell Your Lunar Gateway Story” foi proposto pelo Tynker em parceria com a NASA. Os alunos tiveram que programar uma história onde se imaginaram astronautas na missão Artemis, da NASA.  A proposta era que os estudantes narrassem uma aventura vivenciada por eles na Lua.

Nove alunos do Primário II participaram do desafio: Gabriel Beber, Miguel Giafferis, Pedro Frezza, Gustavo Stefani, Hugo Storniolo, Lucas Batista, Nina Neves, Victor Chubb e Samuel Santos. Entre eles, o aluno Miguel foi um dos quatro vencedores do desafio na etapa mundial e os projetos dos alunos Lucas e Nina ficaram entre os doze projetos selecionados como destaques.

“Na competição, a NASA e o Tynker avaliam diversos critérios, como a estética do projeto, o uso e a complexidade da codificação, e se o produto final é funcional, eficiente e diferenciado. Eles também analisam a ideia proposta pelos alunos, o quanto ela se encaixa no contexto da missão Artemis e como eles optaram por desenvolvê-la”, explica o professor de Technology and Arts da FourC, Caio Almeida.

Como prêmio pela conquista, o aluno Miguel conduziu um bate-papo ao vivo com a expert da NASA, Lindsay Aitchison, engenheira responsável pelo desenvolvimento de traje espacial. Os alunos do Primário II também acompanharam o momento e fizeram perguntas para a engenheira.

O DESAFIO

Os alunos foram convidados a criar projetos utilizando o Tynker, plataforma que permite o desenvolvimento de habilidades de codificação e programação de computadores por meio de jogos e desenvolvimento de projetos. Esse desafio foi lançado com base no programa Artemis da NASA, que tem o objetivo de possibilitar aos humanos passar mais tempo na Lua no futuro e, posteriormente, irem a Marte. Esse programa também prevê enviar a primeira mulher à Lua em 2024.

A NASA e o Tynker desafiaram os alunos a imaginarem que são astronautas da Artemis em uma jornada espacial no Gateway, a futura nave que orbitará ao redor da Lua. Eles precisaram imaginar como seria um dia no espaço, considerando alguns desafios como: o que esperam encontrar, que tipo de tecnologias serão necessárias, o que é necessário para sobreviver, como irão se locomover e que necessidades esperam ter no espaço.