Mostra Virtual – Primário I


INVENÇÕES E DESCOBERTAS

Unindo Atualidades e o Tema ‘Invenções e Descobertas’, os alunos pesquisaram e refletiram sobre quais invenções que estão sendo utilizadas nesse período de pandemia da Covid-19. Durante uma web conference de Ciências, os alunos listaram algumas delas, como: máscara, luvas, uniformes, escudo protetor, entre outras.

Entre as descobertas, os alunos concluíram que muitas das invenções não foram criadas só para uso da saúde, mas foram adaptadas para atender outras necessidades. Os alunos do Primário I foram instigados a pensar em uma invenção que os ajudassem a melhorar algo relacionado à pandemia. Para tanto, eles deveriam seguir os passos do método científico e utilizar a criatividade. O produto foi um vídeo. Veja alguns registros dos vídeos.

 

TEXTO COLETIVO

Na FourC, o processo de leitura e escrita envolve várias etapas. A habilidade de escrever se adquire junto com a de ler e, com a aprendizagem a distância, foi necessário criatividade no processo. Em aulas presenciais, uma das etapas desse processo é o texto coletivo. No ambiente de aprendizagem a distância, a atividade foi adaptada e o texto narrativo coletivo foi escrito durante as videoconferências dos módulos de leitura e escrita.

No primeiro encontro, cada grupo realizou um “Brainstorming” em que os alunos colaboraram listando possíveis elementos do texto (personagens, cenário, acontecimentos e conclusão). Após as sugestões, todos os grupos se uniram em um só para decidirem em votação sobre o assunto que iriam escrever.

Cada grupo ficou responsável por uma parte do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), bem como pelas ilustrações. Depois da conclusão de todas as etapas, foi realizada a leitura do texto completo junto com todos os alunos durante uma videoconferência. Nesse momento, os alunos debateram suas ideias e, juntos, escolheram o título mais adequado de acordo com o enredo.

O resultado foram lindas histórias e ilustrações! Confira os livros de cada turma e algumas fotos do processo:

Hospedagem dos livros

Acesse os livros completos de cada turma através dos links:

PI A: https://issuu.com/cassio.afonso/docs/livro_pronto_pia

 

PI B: https://issuu.com/cassio.afonso/docs/livro_pronto_pib

 

PI C: https://issuu.com/cassio.afonso/docs/livro_pronto_pic

 

PI D: https://issuu.com/cassio.afonso/docs/livro_pronto_pid

 

PI E: https://issuu.com/cassio.afonso/docs/livro_pronto_p1e

 

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Educação Física

Com o apoio dos professores, os alunos pesquisaram e fizeram descobertas sobre as invenções dos esportes coletivos e individuais. Depois foram desafiados a criarem um esporte ou brincadeira utilizando materiais recicláveis encontrados em casa. Confira algumas partilhas e evidências:

Música

Qual é o seu horário favorito do dia? Com o objetivo de desenvolver a linguagem rítmica e medir o tempo musical, os alunos realizaram o projeto Relógio Musical. A atividade uniu música e matemática, estimulando a criação e inovação do seu próprio relógio. Confira o vídeo com as produções dos alunos:

Artes Visuais

Os alunos estão investigando e explorando a criatividade por meio de atividades propostas de leitura de obras de arte, criando narrativas e também desenvolvendo desafios criativos. Confira algumas das evidências:

 

Teatro

Os alunos desenvolveram um estudo sobre as características dos elementos teatrais e a exploração das atividades por meio de um livro. Um dos capítulos do Arte é um Teatro foi explorado no início do tema do trimestre. Entre os assuntos abordados, os alunos criaram um teatro de sombras. Durante a atividade, além da criatividade, eles desenvolveram habilidades de solução de problemas que surgiram durante o processo e exploraram habilidades artísticas. Assista algumas das produções dos alunos:

 

Tecnologia

Nas aulas de tecnologia, os alunos do Primário 1 criaram apresentações sobre o que são invenções e descobertas, utilizando os softwares PowerPoint e Apresentações do Google. Além da escrita, utilizaram recursos como inserção de imagens, autoformas, formatação de textos, animações e transições de slides.

 

+ There are no comments

Add yours