Mostra Virtual – Fundamental 2

Confira alguns assuntos e evidências de aprendizagem dos nossos alunos neste trimestre. Todos os vídeos e fotos abaixo trazem professores e alunos mostrando como foram realizadas as atividades e estudos. Os depoimentos contidos nos vídeos são todos espontâneos e uma iniciativa voluntária dos alunos mediante o convite dos professores. Confira alguns trechos dos vídeos e algumas fotos e encante-se nesse universo do aprendizado!

A partir do tema do trimestre ‘Invenções e Descobertas’, os alunos do Fundamental II pesquisaram, realizaram experimentos, descobertas, arriscaram-se e envolveram-se no aprendizado. Debateram sobre a urbanização, refletindo sobre o surgimento e desenvolvimento das cidades e suas redes geográficas. Pesquisaram sobre o que pode ser reinventado em tempos de crise, como as descobertas de novas riquezas mudaram a economia do Brasil e a vida dos brasileiros e como as descobertas pelo mundo, em diferentes períodos históricos, contribuíram e impactaram para as novas invenções do mundo atual.

Os alunos também aprofundaram as pesquisas e estudos sobre as plantas, abordando a morfologia, fisiologia e ecologia dos diferentes grupos, além de explorar o mundo da física por meio das forças invisíveis como eletricidade, gravidade e magnetismo.

Os estudantes também foram desafiados no universo das operações matemáticas, das equações e inequações. Uniram o tema do trimestre aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e, a partir disso, mergulharam em pesquisas e descobertas para desenvolverem seus projetos. Os alunos do 9º ano, mesmo com a pandemia e isolamento social, organizaram-se e deram continuidade ao planejamento do Projeto Social.

Os professores também levaram os alunos a refletirem e analisarem a tecnologia digital e sua evolução, pontuando os benefícios que ela pode agregar ao potencial criativo. Em Artes, os professores trouxeram a Essential Question: “Como o pensamento da sociedade se relaciona com os processos de criação ao longo do tempo?” As respostas foram produtos muito criativos!

Outra descoberta feita pelos alunos foi sobre os esportes olímpicos. Os estudantes pesquisaram sobre os esportes disputados durante as Olimpíadas de Verão e Inverno, Paraolimpíadas e Olimpíadas Especiais. Em seguida, arriscaram-se e praticaram um dos esportes em casa.