Mostra Virtual – Ensino Médio

Poster vivo

Em projetos, os estudantes foram desafiados a pesquisarem sobre personagens do Renascimento (entre Século XIV e XVII) e, em seguida, escolheram um personagem que contribuiu com a sociedade nas áreas de Ciência, Arte, Música, Filosofia, Literatura, Arquitetura e Religião para aprofundarem o conhecimento. Cada aluno fez um ‘poster vivo’ no qual compartilharam sua pesquisa utilizando fotos e fazendo uma breve explanação sobre pontos relevantes do personagem. Assista ao vídeo com algumas apresentações dos alunos (em inglês) sobre algumas figuras renascentistas.

Música erudita: Renascimento

O projeto de Música dos alunos do Ensino Médio compreende uma vivência dentro da música Erudita. Com o tema Renascimento, a peça escolhida pelos estudantes para ilustrar o projeto foi ‘Greensleeves’, de autoria desconhecida que remonta o século XVI.

Soliloquio Hamlet

Durante os estudos sobre o Renascimento, os estudantes aprofundaram o conhecimento sobre William Shakespeare. Poeta, dramaturgo e inventor, mestre Shakespeare foi criador de inúmeras obras. Os alunos estudaram e praticaram a diferença entre monólogo e solilóquio. Para a Mostra Cultural Virtual, realizaram a leitura dramática do conhecido solilóquio ‘To be or not to be’, em inglês e português. Confira algumas das produções:

Artes Visuais: Renascimento

Em Artes Visuais, os alunos pesquisaram o Renascimento trazendo a contextualização histórica, analisando os parâmetros sociais da época e, assim, estabelecendo relações entre a arte e a vida, fazendo um comparativo com a atualidade. Um dos destaques foi para a grande liberdade criativa, característica típica do período.

Os estudantes foram convidados também a apreciarem e a refletirem as obras renascentistas, aprofundando as características dos artistas e depois foram desafiados a representarem uma obra de um artista e a fazerem desenhos utilizando princípios renascentistas, como a proporção e perspectiva.