Mostra Virtual – Ciclo Infantil

Os alunos do ciclo Infantil abordaram as tradições culturais juninas. Das músicas às brincadeiras e decoração, tudo foi alusivo ao tema.

“Além das descobertas e do aumento do repertório cultural, com essa unidade de aprendizado conseguimos estimular os alunos a desenvolverem também habilidades afetivas, sociais e motoras importantes para a formação integral”, destacou a coordenadora do ciclo Infantil, Ms. Carolina Segala.

CANTIGAS

As cantigas juninas resgatam a cultura brasileira e promovem uma interação entre as crianças e os pais e avós.

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

No Ciclo Infantil, os alunos uniram diversão e aprendizado. As brincadeiras tradicionais juninas retratam a cultura do nosso país. Além do diálogo com os pais e avós, resgatando as brincadeiras da época, os alunos também exploraram os cinco sentidos com a atividade da pescaria com peneira e degustando alimentos típicos desta época do ano, como: milho, pipoca, doces entre outros.

Durante uma semana, as web conferences de todas as turmas foram temáticas. As crianças e as professoras se caracterizaram para celebrarem juntos!

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

No Ciclo Infantil, os alunos uniram diversão e aprendizado.

MÚSICA

Durante as aulas de Música, os alunos descobriram a batuta, um novo jeito de utilizar a linguagem rítmica e que foi aplicada nas músicas juninas. Várias habilidades são despertadas por meio da música, entre elas o desenvolvimento da percepção auditiva, coordenação motora e senso melódico.

ARTES VISUAIS

No segundo trimestre, cujo tema foi ‘Invenções e Descobertas’, os alunos do Infantil II estão desenvolvendo seus conhecimentos e habilidades a partir de um aprofundamento sobre a arte na Pré-História, observando, explorando, refletindo e criando hipóteses sobre as muitas invenções e descobertas criadas ao longo do tempo por meio do contato com a arte rupestre, matéria-prima, produção de ferramentas e obras artísticas.

TEATRO

Em Teatro, os alunos usaram a criatividade, criaram personagens e deram ‘vida’ a eles por meio das histórias. Confira alguns dos personagens!

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Nas aulas de Educação Nutricional, os alunos descobriram por meio dos cinco sentidos as texturas dos alimentos, os formatos, cores e sabores. As experiências multissensoriais fazem a diferença na atitude alimentar das crianças; afinal, além de conhecerem as frutas, verduras e legumes, aprendem a importância de ingerir alimentos saudáveis. Nas aulas on-line, pais e alunos são convidados a se arriscarem na cozinha com receitas compartilhadas pela nutricionista e professora de educação nutricional, Ms. Silvana Andrade. Além do aprendizado nutricional, a aventura na cozinha traz momentos de interação em família.