Alunos do Ensino Médio criam projeto ‘Young Minds’ para compartilhar educação financeira com crianças de instituições de Bauru

Incentivar o desenvolvimento de competências financeiras é o primeiro passo para facilitar a organização e planejamento, gerando oportunidades. Com a proposta de partilhar conhecimento e contribuir com outros jovens, alguns estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio (com 15 e 16 anos) da FourC Bilingual Academy se uniram e criaram o projeto Young Minds. O objetivo deles é dividir os aprendizados obtidos nas aulas de economia da escola, com estudantes de outras instituições de Bauru.

Os estudantes Ray Forbes, Pedro Santos, Marco Silva, Gustavo Martins e Pedro Bonora decidiram, por iniciativa própria, procurar a Casa da Criança em Bauru e apresentar a proposta deles: compartilhar o conhecimento que eles adquiriram nas aulas de economia com essas crianças.

A ideia foi muito bem recebida pela instituição e, desde então, os alunos se organizaram – dentro das suas rotinas de estudo – para irem as quintas-feiras até o local e partilharem o aprendizado com as crianças.

Segundo os estudantes, a recepção por parte das crianças mostrou um grande interesse pelo aprendizado, sobretudo por dialogarem com pessoas de faixas etárias parecidas. “Vimos todos muito interessados, curiosos. Os adultos não costumam conversar com eles sobre isso, então parece que ficaram à vontade para dialogar conosco e queriam saber mais sobre organização financeira”, explicou Pedro Bonora.

“Adaptando o conteúdo que nós temos à realidade deles, conseguimos enxergar formas de ajudar e ajudar eles a planejarem a questão financeira e se organizarem de forma diferente em alguns pontos”, contou o aluno Ray Forbes.

A troca foi instigante também para os alunos que assumiram esse papel de professores. “Não adianta você ter conhecimento e não compartilhar. Ensinar o que você sabe é uma forma de ajudar a comunidade”, explicou Bonora.

“É o que aprendemos na FourC, aplicar o conhecimento e poder colaborar com a comunidade, fazer a nossa parte. Pode parecer algo simples, mas estamos muito felizes com essa troca de experiências com eles”, completou.

Essa relação consciente, responsável e autônoma com os recursos financeiros desde os primeiros anos da infância é comprovadamente um dos pilares para o desenvolvimento profissional e pessoal.

“A recepção da diretoria da Casa da Criança foi incrível, pois eles disseram que enxergam essa carência, essa necessidade de aprendizado financeiro. Ajudaram muito e foram muito receptivos com o nosso projeto. Estamos muito contentes em colaborar”, disse Ray.