Lives de ‘Reading Alound’

Na FourC, o processo de leitura e escrita envolve várias etapas. O desenvolvimento dessa competência é um processo que se inicia no ciclo Infantil e se desenvolve em todo caminhar acadêmico do aluno. A habilidade de escrever se adquire junto com a de ler e, com a aprendizagem a distância, professores e coordenação pedagógica colocaram em prática a criatividade para, assim, manter a qualidade do processo.

Gabriela Manaia, uma das professoras do Primário II ressaltou a importância de adquirir o hábito da leitura. “Entendemos a leitura como algo que permeia toda a nossa vida e é fundamental para que possamos conviver em uma comunidade”.

A coordenadora do Ensino Fundamental I, Ana Paula Barzotto Monteiro Lilly explica que, a leitura dá a possibilidade de uma maior compreensão do mundo em que vivemos e auxilia a entender como outras comunidades se comportam, ampliando a visão de mundo do aluno. “A leitura possibilita a interação social e desenvolve o pensamento crítico, um dos pilares da FourC”, destacou. Por isso, os professores do Primário II têm realizado diariamente lives via web conferences com os estudantes, o que chamam de “READING ALOUD” (leitura em voz alta).

A atividade tem ganhado a adesão dos estudantes. Diego F. Magalhães conta que, depois das leituras, a professora abre para o debate sobre a história, onde cada um pode expor suas ideias. “Depois a gente escreve o título, o capítulo, o assunto e fazemos a nossa reflexão sobre o tema, o que tem a ver com nossa vida. Cada dia é um texto diferente e isso é bem legal. Se torna divertido também”, contou.

A professora argumenta que, desta forma, é possível demonstrar como a leitura deve ser feita em termos de ritmo, fluência, entonação, previsão e soletração, ao mesmo tempo em que são apresentadas várias estratégias para ler.

“Uma boa leitura leva a uma boa compreensão e escrita, além de colaborar no entendimento e prática de conceitos gramaticais que permeiam os diferentes tipos de narrativa. Ela é a base para que novos conceitos, necessários nos ciclos seguintes, sejam apresentados e compreendidos pelos alunos, preparando-os para os desafios futuros com confiança, assertividade e sucesso”.