Leitura para crianças: como estimular a imaginação e o vocabulário


A leitura estimula a imaginação e enriquece o vocabulário. Os alunos do Infantil I podem acompanhar por meio da plataforma (FourC Students) diversas leituras conduzidas pelas professoras. Na Escola as leituras são diárias e em casa é interessante que os pais destinem um momento do dia para lerem com seus filhos. 

Ler com os filhos é muito importante para desenvolver a criatividade, além de ampliar o vocabulário e promover a proximidade entre pais e filhos, gerando lembranças de afeto. Aproveite este momento para fazer perguntas sobre a história como: qual parte você gostou mais? qual é seu personagem favorito? 

Veja outras dicas para leitura em casa:

 Independente da idade, explore a capa (descreva as ilustrações, nomeie o autor, ilustrador, editora e identifique a contra-capa)
– Faça uma previsão inicial (use o título e ilustrações da capa/ Qual sua previsão sobre a história / O que pensa que irá acontecer?/ O que te faz dizer isso?)
– Use diferentes vozes para os personagens
– Use entonações diferentes de acordo com as intenções do texto
– Introduza adivinhações
– Introduza sons/onomatopeias
– Use pausas (diferentes durações)
– Não substitua palavras do livro
– Faça previsões no meio da história

 

Na plataforma, uma das leituras conduzidas pelas professoras foi o livro “Da cabeça aos pés”. Depois da leitura, as professoras pediram que os alunos fizeram desenhos dos animais que estavam na história e que imitassem os movimentos narrados na história, recitando o nome dos membros da cabeça aos pés. Foi divertido e um momento de muita interação e aprendizado. 

 

 

+ There are no comments

Add yours