Fundamental II – Projetos individuais 1º trimestre

Na FourC, uma das formas de promover o aprendizado interdisciplinar é por meio de Projetos. Do Ciclo Primário II até a 2ª série do Ensino Médio os alunos desenvolvem e apresentam suas descobertas em inglês.

Os estudantes buscam, de acordo com o tema e o conteúdo trimestral, um assunto de seu interesse e levantam suas próprias questões. É um momento de aprendizado mútuo e compartilhamento de conhecimento. O aluno é avaliado em todo o processo, desde a pesquisa até a apresentação e a participação durante a apresentação dos colegas.

Neste primeiro trimestre, com a aprendizagem a distância, os alunos tiveram mais um desafio: desenvolver e compartilhar o aprendizado do projeto no cenário online.

FUNDAMENTAL II

Dentro do tema do trimestre Identidade, a proposta lançada aos alunos do Fundamental II foi escolher algo que eles estejam fazendo durante o tempo livre e que gostem muito. Surgiram várias ideias: futebol, videogame, costura, leitura, música entre outros.

“A ideia é que eles desenvolvam o autoconhecimento e aprofundem em um tema que eles gostem, gerando assim também maior engajamento”, comentou a professora de Ciências e tutora de Projetos, Ms. Letícia Biral de Faria.

Para apoiá-los no planejamento, enquanto ainda estavam em aulas presenciais foram realizados quatro workshops com os temas: como fazer boas perguntas, como identificar boas fontes, como resumir as ideias e quais são as formas e maneiras criativas de expor as descobertas durante a apresentação. “Esses momentos foram bem interessantes pois tanto os alunos do 8º ano, com mais experiência, como os do 6º ano, que estão ingressando no Ensino Fundamental II conseguiram aprimorar e entender como é realizado o aprendizado por meio de projetos, já que envolve várias habilidades do aluno”, ressaltou a professora.

Depois dos workshops, os estudantes realizaram um miniprojeto para assim aplicarem o que foi abordado e, desta forma, identificarem as dificuldades e facilidades de cada um no processo.

“Fizemos rotinas de pensamento com eles para que analisassem o que cada um teve de facilidade e dificuldade no processo e de qual forma poderiam aprimorar para o projeto mais longo”, explicou Letícia.

Em seguida iniciaram o projeto propriamente dito. Com a aprendizagem a distância foi uma oportunidade para que os alunos desenvolvessem também habilidades tecnológicas.

A tutoria feita pelos professores aconteceu por meio de videoconferências e vídeos na plataforma de aprendizagem a distância, FourC Students. O produto final foi o envio de um vídeo individual, avaliado pelos professores, seguindo a rubrica.

Os alunos receberam o feedback dos projetos de forma individual por meio de videoconferências com horários agendados. “Esse retorno sobre os pontos e notas da rubrica é muito importante para que o aluno conheça e avalie seus pontos fortes e fracos, buscando melhorias. Os projetos possibilitam um autoconhecimento tanto na parte de escolha do tema como no retorno do produto final, feito pelos professores individualmente”, destacou a professora.