Festa Cultural: uma viagem de aprendizado pelo mundo!

Como todos os eventos da FourC, a Festa Cultural também é uma grande demonstração de evidências de aprendizagem.  A partir do tema do trimestre “Cultura”, os alunos fazem o planejamento dos projetos, pesquisas, elaboração dos pavilhões e montagem.  No dia do evento (15/06), pais, familiares e colegas visitam os pavilhões e, os alunos, têm a oportunidade de apresentarem seus projetos, demonstrando conteúdo e criatividade.

Confira alguns momentos dos preparativos dos alunos para a Festa Cultural e os temas de cada ciclo:

INFANTIL – BRINCADEIRAS TRADICIONAIS EM TODAS AS ESTAÇÕES

Os alunos aprofundaram os estudos sobre as estações do ano considerando as comidas, roupas e atividades apropriadas a cada estação e o quanto elas marcam presença em diferentes culturas.

• NO PAVILHÃO

O pavilhão do Infantil abordará o contexto das tradições juninas. As tradições juninas também estarão representadas nas brincadeiras do pavilhão, com o objetivo de manter viva a cultura brasileira.

PRIMÁRIO I – BRASIL: UM PAÍS MULTICULTURAL

Os alunos estão estudando dentro do tema “Cultura” os países:  Japão, Espanha, Alemanha, Portugal e Itália. Para a Festa, eles aprofundaram os estudos sobre as influências de outros países e suas culturas na formação da cultura brasileira.

• NO PAVILHÃO

Nos pavilhões, os visitantes encontrarão projetos criativos simbolizando os hábitos, trajes, edificações e culinária dos países em questão. Cada sala fará uma apresentação de danças típicas.

PRIMÁRIO II: DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO EGITO ANTIGO

Dentro do tema do trimestre, o ciclo Primário II está aprofundando os estudos sobre o Egito Antigo.

• NO PAVILHÃO

O pavilhão terá representações simbólicas dos costumes, vestimentas, alimentação e arquitetura dessa civilização. No ginásio, haverá uma performance sobre a construção das pirâmides, a defesa dos soldados e, por fim, uma dança egípcia.

FUNDAMENTAL II: PRISMA CULTURAL

Os alunos do Fundamental II desenvolveram os projetos contextualizando a cultura partir das ciências sociais, artes e linguagens, tecnologia, projeto social (trocas de experiências) e Fórmula 1, representando a cultura do automobilismo e das competições.

• NO PAVILHÃO

No pavilhão será abordada a cultura vista sob diferentes lentes. As apresentações no ginásio farão reflexões sobre a América Latina e diversos países ao redor do mundo, como: México, África do Sul, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.

Os alunos do 9º ano terão uma brincadeira (Golfe Social) e venda de estalinhos com renda revertida para o Projeto Social e, o Fórmula 1, também organizará brincadeiras em prol do projeto.

ENSINO MÉDIO: TROPICÁLIA

A partir do tema trimestral “Cultura”, nas aulas de Artes e Projetos, os alunos estão conhecendo um pouco mais sobre Tropicalismo, um movimento cultural brasileiro e suas mais diversas visões.

• NO PAVILHÃO

As apresentações artísticas (dança, música e performance) também estarão ligadas ao tema e os alunos vestirão roupas representando esse movimento e o Parangolé. A 3ª série do Ensino Médio dançará a tradicional quadrilha junina. No pavilhão, serão expostos produtos dessa pesquisa.

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão desenvolvendo o projeto de Partilha Cultural e trabalharão na barraca de refrigerantes, com o lucro revertido para o projeto.